quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-12-27 - Renovação moral

RENOVAÇÃO MORAL

Temos lido muitas obras do querido médium e orador espírita, Divaldo Pereira Franco, a quem tivemos o privilégio do diálogo pessoal e realizarmos duas entrevistas, quando aqui  se fez presente. 

Nestas leituras, chamou-me a atenção quando ele aborda o assunto da renovação moral, isto é, especificamente, no que tange ao conflito conjugal em que as famílias estão enfrentando nos dias de hoje. E, ele cita, na pergunta 685, letra A, de O Livro dos Espíritos, que fala a respeito do dever dos filhos em relação aos pais idosos, no momento em que suas forças se debilitam, e os pais se sentem numa situação deplorável. 

Os exemplos estão aí, todos os dias, é só olhar a TV, ler a coluna policial... E Kardec, afirma que não se trata da educação formal, através dos livros, mas a educação moral, aquela que tem a ver com os nossos valores de natureza ética, porque a educação é o maior inimigo da crueldade e do materialismo. 

E como impedir a presença dos conflitos conjugais? “Mantendo uma postura espiritual, vivendo religiosamente, abraçando o amor como sendo a nossa âncora de salvação. Quando a união se alicerça na espiritualidade, os cônjuges podem dialogar com tranquilidade, desculpar-se um perante o outro, falar de suas dificuldades, explicar os problemas que os atormentam, as necessidades interiores que lhes caracterizam a alma, abrir o coração. 

Não se trata dessas confissões vulgares em que a pessoa pede perdão, arrepende-se e volta a repetir o mesmo erro, o mesmo engano, mas sim de uma atitude positiva de solidariedade, de respeito, de comunhão, de alta consideração. 

Só o momento em que a ternura toma conta da criatura é que o amor se expressa e pode haver uma coabitação afetiva.” 

E Divaldo continua, com a sua sabedoria, discorrendo sobre o tema; “Há, no indivíduo, a necessidade de conjugar seu sentimento com outrem, de fundir-se no outro, e naturalmente a carícia, a ternura e o amor verdadeiro fazem com que a família esteja perfeitamente estruturada.” E, Divaldo, encerra dizendo: “Os dedos das mãos nasceram na mesma hora, mas são diferentes, para poder ajustar-se no ato de pegar. Nós somos diferentes uns dos outros, mas que as nossas diferenças sirvam para nos ajudar na verdadeira união”. Reflitamos sobre o assunto e prestemos um pouco mais de atenção nos afetos que estão ao nosso lado. Pensemos com carinho, e iniciemos um novo ano com uma caminhada nova.

Deixo uma mensagem de Chico Xavier: “Não sacrifique a paz do lar com discussões e conflitos, a pretexto de honorificar essa ou aquela causa da humanidade, porque a dignidade de qualquer causa da humanidade começa no reduto doméstico”.

Aos queridos leitores, amigos e ouvintes deixo o desejo de um Ano Novo de muita paz e muito amor em família. Até a próxima semana.


PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-12-19 - O aniversário de Jesus


O ANIVERSÁRIO DE JESUS

Estamos em pleno mês de dezembro, já em seu final. As famílias se reúnem para festejar com alegria e agradecimento por Jesus ter vindo a nós, embora é comum alguns extrapolarem o bom senso. É muita comida, bebida, troca de presentes, árvore de natal, enfeites de todos os tipos, mas comumente, ocorre um importante esquecimento: o convite ao aniversariante para participar de sua própria festa. 

Época do natal, tão significativa para a humanidade, quando as pessoas se tornam mais sensíveis, mais amorosas e tem-se a impressão que só coisas boas irão perdurar, mas nem sempre é assim. 

Vimos que não é só no aniversário de Jesus que é sempre esquecido, também é, por muitos, durante todos os dias do ano, contudo, o Mestre Jesus e o Pai sempre lembrados nas horas amargas e difíceis; nas situações desesperadoras, nas dores e sofrimentos, nas perdas.

Tudo isso são condições frequentes na vida  de quase todos nós, em algum momento. E assim, mesmo Jesus perdoa seus filhos que ainda se encontram na ignorância espiritual, e não deixa nenhum de seus filhos sem uma resposta que os animam, os encorajam. Sofremos porque erramos muito. 

Afastemo-nos, o quanto for possível da infelicidade e de amargura, cuidando assim do equilíbrio íntimo do coração.

Amemos cada vez mais o nosso próximo, fazendo para ele o que gostaríamos nos fizessem. Perdoemos a todos, orando também por aqueles que nos perseguem ou caluniam.

No Natal, lembremos de Jesus, mas se por ventura dele esquecermos, não nos preocupemos nem sintamos culpa. O esquecimento faz parte das falhas humanas, afinal ainda somos muito imperfeitos, e estamos aqui para progredirmos. 

Nosso Deus e seu filho Mestre Jesus sabem que vez por outra são esquecidos e que tudo isso fazem parte da evolução espiritual de cada um , mas nem por isso, Jesus jamais nos desamparará, mesmo não lembrando do seu aniversário, mas Ele estará nos abençoando e querendo o bem de todos. Este, é o nosso querido JESUS,  que nos dá força e coragem para prosseguirmos a nossa caminhada.

Querido leitor(a), ao presentear o teu filhinho ou netinho, não esqueça de lembrá-lo do aniversariante, que através da fantasia do Papai Noel, Ele está ali, muito presente.

Deixo o meu abraço fraterno aos queridos leitores e amigos, e até terça-feira!

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-12-05 - Todos temos momentos difíceis!

TODOS TEMOS MOMENTOS DIFÍCEIS!

O planeta vive uma grande mudança, e esta alteração atinge a humanidade de formas que, às vezes, achamos que diante das dificuldades que nos envolvem, acreditamos que nada mais nos resta a fazer, senão esperar pelo pior.

Através do profeta Josué, Deus enviou aos seus filhos, esta mensagem: “... seja forte e corajoso. Não fique desanimado, nem tenha medo, porque Eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” Este recado chega até nós com muita força. Todos somos ainda muito imperfeitos e às vezes, achamos que Deus nos abandonou, haja visto as mazelas que se apresentam e as dificuldades que surgem para o ser humano, são tão intensas que o desânimo parece nos levar a caminhos sem solução. 

Os sentimentos de fraqueza, medo e tristeza teimam ao nosso redor e tudo parece ser muito forte, que temos a sensação que jamais haverá mudanças. É provável que sozinhos, não iremos muito longe, temos que ir em busca de ajuda. 

Com Deus, nosso ânimo se agiganta e o amanhã será melhor do que o hoje; com Deus, nossa coragem se aviva e a vitória chegará sem adversidades. É através das provas difíceis da nossa vida é que temos a oportunidade de nos tornarmos pessoas mais fortes, desde que nos lembremos da presença de Deus ao nosso lado.

Todas as crises e aflições, ressentimentos, doenças, mágoas são preocupações que chegam até a nossa alma para abaterem as nossas forças, como se fossem de difícil solução. Mas a solução, muitas vezes está tão próxima de nós que não a enxergamos, ou mesmo, não queremos ver. 

O momento difícil é uma prova da qual estamos sendo convidados a reavaliar o rumo de nossa vida, e irmos em busca da fonte da confiança, do entusiasmo, da alegria e principalmente, da fé em Deus.

Alegremo-nos, irmãos, pelo fato de estarmos vivos, saudáveis, caminhando, falando, ouvindo... Somos eternos reclamantes de tudo, mas vamos olhar a vida com os olhos do bem, do amor, da  esperança, da caridade, da fé Divina, que são bons motivos para recuperarmos a alegria. 

É com atitudes corajosas que chegaremos a vencer todas as vicissitudes que se apresentam em nosso dia a dia.

Nosso, querido Chico Xavier, nos recomenda: “Lamentar-se por quê?... Aprender sempre, sim. Amanhã será, sem dúvida, um belo dia, mas para trabalhar e servir, renovar e aprender, hoje é melhor. A tarefa parece fracassar? Siga adiante, trabalhando, que, muitas vezes é necessário sofrer, a fim de que Deus nos atenda à renovação.”

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho e até terça-feira, com muita paz!


PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

Postagens recentes