quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

PRESENÇA ESPÍRITA 2019-12-24 - Algo mais no Natal


Estamos vivendo o mês do aniversário de Jesus. Muitas falas bonitas, muitos enfeites... E o sentimento crístico desta data? Será que realmente percebemos o verdadeiro significado destas comemorações?

No livro “O Homem de Bem”, de Richardt Simonetti, ele aborda com muita clareza estas indagações. “Há adultos que não apreciam o Natal. Experimentam indefinível nostalgia, contrapondo-se à alegria das comemorações. Provavelmente não foram assim nos natais passados. 

Qual criança não ama o Natal, época de receber presentes, de guloseimas, de reuniões festivas em família, de sinos repicando, de festivas canções? Não será porque perderam a sintonia com o Natal, voltados para os interesses egoísticos, a preocupação com os bens materiais, a riqueza, os vícios, as paixões do Mundo? Não será porque tudo isso se contrapõe à singela de uma manjedoura, escolhida pelo enviado divino para fazer sua entrada no Mundo, a demonstrar que o caminho para as mais sagradas realizações de alma humana passa necessariamente pela humildade?

Perder a capacidade de emocionar-se com a mística do Natal, em sagrada comunhão com a espiritualidade, é o castigo dos que elegem o egoísmo pelo móvel de suas ações, e os interesses efêmeros da Terra por motivação maior. O Espírito do Natal presente na fala da alegria singela daqueles que fazem da data magna da cristandade um exercício de solidariedade, assimilando bem a mensagem dos anjos, na proclamação do nascimento de Jesus. Ele veio trazer a paz, tempero da felicidade, mas com uma condição, conforme exprimem os anjos: é preciso ter boa vontade. Boa vontade de ser bom, a exprimir-se no empenho de servir.”

Por tudo isso, o Natal é importante, continuará ser importante. Embora muitas vezes cercado de incompreensões humanas, o Natal há de ser o coração de Jesus Cristo forçando no mundo a alegria da festiva comemoração para a passagem natalícia daquele que é o maior amor das nossas vidas.

A todos os meus queridos leitores e amigos, desejo um Natal cheio de amor, de alegrias no lar, de confiança no bem, do júbilo da esperança de dias melhores, de muita fé e principalmente, na palavra da Boa Nova. Hoje é véspera deste aniversariante, que Ele esteja presente em seus lares iluminando a todos.  FELIZ NATAL COM JESUS!



PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

PRESENÇA ESPÍRITA 2019-12-17 - O aniversário de Jesus


Estamos em pleno mês de dezembro, já em seu final. As famílias se reúnem para festejar com alegria e agradecimento por Jesus ter vindo a nós, embora é comum alguns extrapolarem o bom senso. É muita comida, bebida, troca de presentes, árvore de natal, enfeites de todos os tipos, mas comumente, ocorre um importante esquecimento: o convite ao aniversariante para participar de sua própria festa. 

Época de natal, tão significativa para a humanidade, quando as pessoas se tornam mais sensíveis, mais amorosas e tem-se a impressão que só coisas boas irão perdurar, mas nem sempre é assim. Vimos que não é só o aniversário de Jesus que é sempre esquecido, também é, por muitos, durante todos os dias do ano, contudo, o Mestre Jesus e o Pai sempre lembrados nas horas amargas e difíceis; nas situações desesperadoras, nas dores e sofrimentos, nas perdas.

Tudo isso são condições frequentes na vida de quase todos nós, em algum momento. E assim, mesmo Jesus perdoa seus filhos que ainda se encontram na ignorância espiritual, e não deixa nenhum de seus filhos sem uma resposta que os animam, os encorajam. Sofremos porque erramos muito. Afastemo-nos, o quanto for possível da infelicidade e de amargura, cuidando assim do equilíbrio íntimo do coração. Amemos cada vez mais o nosso próximo, fazendo para ele o que gostaríamos nos fizessem. Perdoemos a todos, orando também por aqueles que nos perseguem ou caluniam.

No Natal, lembremos de Jesus, mas se por ventura dele esquecemos, não nos preocupemos nem sintamos culpa. O esquecimento faz parte das falhas humanas, afinal ainda somos muito imperfeitos, e estamos aqui para progredirmos. Nosso Deus e seu filho Mestre Jesus sabem que vez por outra são esquecidos e que tudo isso fazem parte da evolução espiritual de cada um, mas nem por isso, Jesus jamais nos desamparará, mesmo não lembrando do seu aniversário, mas Ele estará nos abençoando e querendo o bem de todos. Este, é o nosso querido JESUS, que nos dá força e coragem para prosseguirmos a nossa caminhada.

Querido leitor(a), ao presentear o teu filhinho ou netinho, não esqueça de lembrá-lo do aniversariante, que através da fantasia do papai  Noel, Ele está ali, muito presente. Deixo o meu abraço fraterno, e até terça-feira.


PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

PRESENÇA ESPÍRITA 2019-12-10 - Sejamos resistentes diante das mazelas!


Estamos vivendo, no mundo de hoje, um tempo muito acelerado. Dependemos do relógio e somos reféns de muitos compromissos, ocasionando assim uma grande ansiedade em nossas vidas. O avanço da tecnologia ganha uma velocidade espantosa e mais do que nunca está interferindo no modo e na vida das pessoas, e esta intoxicação chegou na família, no trabalho, nas amizades, nos casais... Enfim, todos estão muito apressados, que o tempo para aproximações afetivas não estão acontecendo.

Sabemos que todo este progresso era necessário, mas também sabemos que nem sempre esse progresso é sinônimo de felicidade. E isso acontece, por quê? Porque o ser humano que se afasta da espiritualidade e da prece, o seu terreno mental fica mais árido e seco, haja visto, não deixar o tempo necessário para o diálogo com a esposa, com os filhos, sem isolar-se destas aparelhagens que lhe fazem ser um dependente.

Kardec, em “Obras Póstumas”, afirma que “o homem que trabalha para seu melhoramento, assegura sua felicidade”. Então isto quer dizer que o homem estressado, magoado, frustrado não é feliz! Mas o trabalho que Kardec se refere e na qual a felicidade está vinculada, é o trabalho do melhoramento humano, moral.

Podemos usufruir do que conquistamos da matéria. Quem não quer viver no conforto? Mas o que ocorre com o ser humano é o excesso do consumismo, que se não atuar com equilíbrio nada vai dar certo. Somos responsáveis por nossas vidas. Temos desafios nesta caminhada por sermos portadores de emoções, pensamentos, desejos, crenças... E muitas vezes não alcançaremos tudo aquilo que queríamos ter, e então o ser humano se afasta da espiritualidade e esquece da prece. E, por se afastar começa a produzir a impaciência, a irritação, a raiva, e aí percebe o sentimento de inferioridade.

É através da PRECE que o ser humano vai mitigar a sede interior da vida e da esperança, e que o levará à fonte inesgotável que é DEUS. É a volta da alegria e do prazer pela vida.

Diante de tudo isso, não vamos culpar esse, isso ou aquilo pelos momentos infelizes. Sejamos resistentes diante das perdas, da impaciência e frustrações. Sejamos otimistas, esperançosos e resistentes aos momentos infelizes, porque o grande promotor da felicidade plena é o  PROGRESSO MORAL DO HOMEM. Pensemos seriamente nesta reflexão.

Chico Xavier, recomenda: Improvise o bem onde você estiver. A sombra do mal é assim como o detrito que invade tudo, quando a limpeza está ausente.

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho e até terça-feira.


PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

Postagens recentes