quarta-feira, 29 de novembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-11-28 - É dando que se recebe!


É DANDO QUE SE RECEBE!

Estamos chegando no mês de dezembro. Todos nós, somos levados por sentimentos de amor e caridade. 

As pessoas, parece que ficam mais sensíveis e o coração começa a falar mais alto, e feliz do homem que procura ser feliz fazendo com que outros sejam felizes. 

O Cristo nos ensinou que é dando que se recebe e foi Ele, também, que nos disse: “É MAIS BEM AVENTURADO DAR DO QUE RECEBER”.

Já que estamos em clima natalino, vamos aproximar mais do coração dos necessitados. Pensemos mais em dar do que receber, lembrando sempre que temos que nos compromissar mais com a alegria de podermos servir. Sejamos solidários e compreensivos com o irmão mais necessitado do amparo material. 

A caridade verdadeira não se restringe apenas à esmola, mas a todas as relações com nossos semelhantes, isto é, ser compreensivo, ser indulgente, dar sem pedir nada em troca.

A propósito, lembrei-me que há dias atrás, estava dirigindo-me a Rádio Sepé Tiaraju, pois estávamos no horário do programa do Lar Espírita André Luiz, quando próximo a emissora fui interpelada por uma senhora, que repentinamente gritou: “Credo, não acredito que você se preocupa em ajudar aos outros! Eu, não ajudo a ninguém, não tenho obrigação, ao contrário, eu é que me ajudo!” 

Por alguns momentos fiquei a pensar e percebi o porquê do acontecido: eu estava vestindo a camiseta do Lar, que na parte frontal, tem a frase: “FORA DA CARIDADE NÃO  HÁ SALVAÇÃO”. 

Senti a repulsa e a revolta daquela irmã, mas não revidei, fiquei olhando-a em silêncio, acenei-lhe e saí.  

Não digo que não fiquei abalada com aquele encontro, mas dizer o quê a uma irmã que ainda se encontra em atraso espiritual quanto às Leis de Deus? Vou seguir a minha intuição e tentar esquecer este episódio, mas continuarei com os meus propósitos de amar, compreender, ajudar e perdoar.

É muito melhor trocarmos a hostilidade com gentileza. Vale a pena sempre investirmos no amor e na caridade, pois o amor que damos a nós, é o amor que se derramará aos outros. Usemos, em nossas preces, a lei da fé, que consiste na certeza de que tudo podemos, se estamos harmonizados com Cristo. 

Não vamos nos contaminar pela raiva e pela mágoa. Esqueçamos as ofensas e viveremos melhor. O que nos vale, é termos a consciência tranquila e perdoarmos aqueles que nos tenha ofendido. Perdoar, também é caridade. 

Sigamos as palavras do Espírito André Luiz, na psicografia de Chico Xavier: “Não estrague o seu dia. Aprenda, com a Sabedoria Divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o infinito Bem”.

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho, com muita paz. Até terça-feira.

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-11-21 - Existe alma gêmea?

EXISTE ALMA GÊMEA?

Na semana que passou recebemos sugestão para que abordássemos um assunto que nos chamou a atenção. O leitor solicitou-nos que déssemos a visão espírita sobre a existência ou não de “almas gêmeas”, e se realmente ela está entre nós, os encarnados.

Realmente, a crença em “almas gêmeas” não encontra fundamento no Espiritismo. Não existe a união particular e fatal entre dois espíritos. 

Na verdade, o que acontece, muitas vezes, é atração entre espíritos simpáticos que se sentem felizes quando estão juntos. Significa que são espíritos afins, reunidos em torno dos mesmos propósitos e ideias, e que, naturalmente, se atraem, e esta atração acontece subjetivamente, e não de forma consciente. 

Não esqueçamos que existe um fator muito importante nos processos reencarnatórios, que se chama “esquecimento”. Ao reencarnar, esquecemos as vidas passadas para termos mais liberdade de ação. São raras as pessoas que se recordam da vida anterior, e a maioria dos que recordam, são as crianças, até os sete anos de idade.

Com esta explanação, percebemos que nos dias atuais, cada vez mais, as pessoas estão se tornando mais ansiosas e até sofrem, por não encontram companheiros que se afinizem. Ficam buscando e procurando alguma companhia que lhos completem e não os encontrando, se fecham, se isolam, não acham graça de nada e também nem procuram gostar. 

Chega o vazio, a solidão, e muitas vezes, por estes motivos encontram a doença física. E o que a Doutrina Espírita recomenda para estas pessoas? Saia de casa, vá passear, olhar vitrines, encontrar colegas e amigos. Participe de um trabalho voluntário, ajudando sua comunidade, leia bons livros de auto-ajuda, pois ali encontrará orientações e explicações que ajudará na renovação de atitudes e a viver melhor.

Frequente uma casa Espírita, tome passes, escute a exposição doutrinária, faça caridade sem contar a ninguém.

Ajude aquele próximo que precisa de socorro espiritual e material, lembrando sempre de que a gratidão do próximo preenche o coração de alegria e nos dá nova motivação para viver. Enfim, viva a vida com as alegrias que ela nos oferece, e tenha uma certeza: Se você se gostar, se amar, esta pessoa que você tanto procura, vai aparecer. 

Confia com tranquilidade e com a moral sempre elevada!

Na psicografia de Chico Xavier, o Espírito André Luiz, recomenda: “Quem se aceita como é, doando de si à vida o melhor que tem, caminha mais facilmente para ser feliz como espera ser. Estude a si mesmo, observando que  o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.”

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho e até terça-feira, com muita paz!

PRESENÇA ESPÍRITA

Maria Loní Madrid

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-11-07 - Deixemos a tristeza de lado!

DEIXEMOS A TRISTEZA DE LADO!

Todos nós, muitas vezes, nos indagamos o motivo de termos que passar por este sentimento de tristeza, que vez por outra, se aloja em nosso interior. E como justificar, então, este sentimento? Não é errado sentir tristeza. 

O problema é ficar triste pelo resto da vida. A tristeza nos ensina muitas coisas, como: ter saudades das coisas boas que passaram por nós; nos ensina, também, que devemos dar valor ao que tínhamos e quem nem sempre é reconhecido, e que só depois de perdermos é que vamos perceber; a ingratidão que nos deixa prisioneiros do mal humor e se insistirmos com esse temperamento, jamais daremos valor as situações boas de nossa vida e que a alegria só chegará quando aprendermos a gostar do que temos.

Todos carecemos de ajuda. Precisamos do trabalho alheio, precisamos devolver o sorriso, precisamos agradecer um favor prestado e até de uma oração por nossa intenção, em razão de um simples gesto carinhoso, precisamos perdoar por algum mal entendido no passado, pois quando enxugamos as lágrimas de alguém, o bem que estamos fazendo, primeiramente é para nós mesmos. 

Deus caminhará conosco por longas estradas, e só com Ele, é que conseguiremos mudar o nosso rumo. Observemos, que até as estações do ano mudam, por que  nós não podemos mudar? Vamos reclamar menos, vamos sorrir mais, vamos aceitar mais a realidade da nossa vida e tentemos ver os desafios de crescimento que a sabedoria Divina colocou em cada dificuldade que vivenciamos. Os problemas surgem para a nossa evolução espiritual. 

Reajamos diante de tristezas inexplicáveis e de estados de abatimento íntimo, e vamos nos empenharmos à procura do que de fato queremos.  O Espírito André Luiz, na psicografia  de Chico Xavier nos orienta: “Carregar ressentimentos será bloquear os seus próprios recursos”. Pensemos seriamente na reflexão de hoje, e comecemos mudar o nosso dia a dia, com mais alegrias, mais sorrisos, pois afinal,  falamos, andamos, enxergamos, temos um corpo saudável, por que insistirmos neste sentimento de melancolia, se a VIDA nos oferece tantas alegrias?

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho, e até terça-feira com muita paz!
PRESENÇA ESPÍRITA

Texto: Maria Loní Madrid

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-10-31 - De malas prontas!


DE MALAS PRONTAS!

Hoje, iremos abordar sobre a nossa viagem de volta à pátria espiritual, isto é, o desencarne. É a morte do corpo que nos devolve à espiritualidade, onde passamos a residi, até a próxima encarnação.

Em O Livro dos Espíritos, questão 165, Allan Kardec indaga aos espíritos superiores sobre os efeitos do desencarne no recém desencarnado: “No momento da morte, tudo é muito confuso. A alma necessita de algum tempo para se reconhecer. Está ainda atordoada, semelhante  à situação de uma pessoa que desperta de m profundo sono e a lucidez das ideias e a memória do passado voltam à medida que se apaga.”

Sabemos, através das obras espíritas, que o tempo de perturbação do espírito desencarnado, é muito relativo, pode durar horas, meses e até anos. Vai depender muito da compreensão do desencarnado durante a vida terrena. Todos temos a oportunidade da vida, da reencarnação e da obrigação de cuidarmos do nosso corpo físico durante esta trajetória, pois temos consciência de que um dia, o nosso corpo morrerá, isto é, retornará ao mundo espiritual. 

A maioria da humanidade, às vezes, são pegas despreparadas para este retorno por não haver cumprido a tarefa pela qual veio à Terra, poucos são os irmãos que realmente se preparam, mas, nossa querida irmã Pedrilha Geni Meira, a  DONA MORENA, como sempre foi chamada, partiu feliz e cheia de paz. Com 99 anos, viveu uma vida proveitosa, uma vida de doação à Doutrina Espírita, auxiliava almas perdidas a reencontrarem razão para viver, aliviava dores, enxugava lágrimas, ouvia com carinho e atenção aqueles que vinham buscar uma palavra de alento, de esperança e aconselhava com amor e dedicação. 

Vestiu e calçou muitas crianças, além de alcançar, também, o alimento. Costurava enxovais de bebê para doar às mamães carentes. Foi uma trabalhadora e fundadora do Lar Espírita André Luiz, sempre pronta a auxiliar.  Vivera praticando a caridade, amando seu próximo e se instruindo. Com a prática do bem, a consciência tranquila e limpa e a certeza de haver cumprido sua missão na Terra, é que fez a nossa querida irmã partir serena, pois quando a sua hora  de partir chegou, Ela, a DONA MORENA, já estava com a mala pronta,... há muito tempo!

Pensemos nesta reflexão  e nos preparemos para esta grande viagem, que é certa, quando o Criador nos chamar. Deixo meu abraço aos familiares e aos queridos leitores, Até terça-feira.
PRESENÇA ESPÍRITA
Texto: Maria Loní Madrid

Postagens recentes