quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-01-30 - Somos julgados no mundo espiritual?


SOMOS JULGADOS NO MUNDO ESPIRITUAL?

Um leitor assíduo nos interpela, muito triste, nos indagando do que fazer para ajudar um familiar seu que havia cometido o suicídio, já que toda a família não se conformava com o ocorrido, e gostaria de saber o que acontece e como estará este familiar perante a espiritualidade. 

O que respondemos a este leitor é que muitas pessoas, realmente ficam muito ansiosas depois desta ocorrência, achando que o mesmo se transformou em espírito errante. Estas vítimas de suicídio precisam de muita ajuda, mas isso não significa que se tornem espíritos perdidos. 

Assim como ocorre com qualquer pessoa que morre, sua reação depende do conhecimento espiritual que tinha em vida. Se alguém na família faleceu dessa maneira, poderá ajudá-lo enviando pensamentos de amor, mantendo na mente sua imagem enquanto projeta sentimentos carinhosos e luz em sua direção, e caso sentir a sua presença, fale com este familiar em voz alta e tente captar seus sentimentos, além de ir à procura de uma Casa Espírita, onde lá terão médiuns que poderão auxiliá-lo. Sabemos que todos os suicidas têm dificuldades em se comunicar, por isso temos que ser pacientes. 

A oração é muito importante, é virtual, chega no mesmo instante. Se por acaso um espírito vier em vigília ou no sono solicitar ajuda, jamais façamos sozinhos. Procuremos uma Casa Espírita no atendimento fraterno, onde lá haverá uma equipe que saberá o que fazer. 

Lembremos de que ninguém é julgado ou condenado no mundo espiritual e qualquer que tenha sido o motivo do suicida, ele será recebido com amor e compreensão, mesmo que esteja perdido ou confuso, sem conseguir enxergar o caminho da luz, nossas preces sempre os guiarão para que possa continuar sua vida com novas oportunidades. E quanto a nós, vamos falar somente aquilo de bom que este ente querido realizou aqui no plano terreno, pois as mazelas só os prejudicarão ainda mais, pois haverá o retrocesso do espírito. Esta é a maior caridade que podemos oferecer aos nossos queridos. 

A propósito, no livro NOSSO LAR, o Espírito André Luiz nos relata, que em uma das visitas que fazia aos doentes, na espiritualidade, quando ainda era auxiliar na enfermagem, visitavam todos os doentes e viam o crescimento espiritual evoluir a cada dia, mas de repente, notou que um dos pacientes que estava muito bem, repentinamente, começou a chorar, a gritar, a gemer...e Ele, o André Luiz,  muito assustado, perguntou ao seu superior o porquê daquele irmão estar agindo daquela maneira, já que o mesmo, um dia anterior estava muito bem, alegre, conversando, rindo... 

Então, o superior lhe falou, que ele estava assim, porque naquele momento, seus familiares estavam falando e lembrando somente os atos ruins daquele irmão, por isso o retrocesso. Assim é na Espiritualidade. Vamos orar e lembrar somente os atos bons dos nossos irmãos que aqui passaram por este momento triste. Repito: Esta é a verdadeira caridade!

Queridos leitores e ouvintes. O programa “Cinco Minutos de Espiritismo”, na rádio Sepé Tiaraju AM, toda segunda-feira, passou para o horário da 12 h e 15 minutos. Continue conosco sintonizados. Deixo o meu carinho pelo retorno destes espaços e até terça-feira.



PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-01-23 - Indagações de leitores

INDAGAÇÕES DE LEITORES

Andando pela cidade, seguidamente encontramos leitores, conhecidos e desconhecidos, que nos interpelam pelo reconhecimento. Ficamos agradecida pelo carinho, e em uma das conversas, um dos desconhecidos nos fez uma indagação que gostaria de saber e entender o que acontece com deficientes físicos quando morrem e como eles são tratados na espiritualidade. 

O mesmo, tivera um familiar com deficiência mental  e   lendo a nossa coluna, despertou-lhe a curiosidade de entender sobre o assunto, já que tem uma admiração pela Doutrina Espírita.

As deficiências físicas são imperfeições do corpo físico, assim como a doença. É uma oportunidade da libertação espiritual, de mazelas e imprudências que cometemos, seja nesta existência, seja em outras reencarnações. 

Quando reencarnamos estamos tendo uma oportunidade que Deus está nos concedendo para o progresso, para reparação de erros e quitação de dívidas. Se, por acaso, no presente nada fizemos de errado para sofrermos reações de dores, isso também pode ser por causa de faltas que cometemos em outras vidas. É através dos nossos atos que faremos  por merecer estarmos bem ou não após a morte do corpo físico.

Através da mediunidade, seguidamente nas reuniões mediúnicas recebemos notícias de deficientes que, ao desencarnar, assim que foram desligados, em espírito, da vestimenta carnal, imediatamente voltaram a enxergar, a ouvir, a andar, recuperaram a capacidade de movimentar-se, de se comunicarem normalmente, sem  deficiências. 

Portanto, devemos aproveitar esta encarnação para sermos o melhor possível, semeando o bem, com ou sem deficiências físicas, porque a oportunidade da vida é uma bênção. Somos nós mesmos, por nossas atitudes que construímos nossa vida. 

Nosso livre arbítrio nos permite plantar, o bem ou o mal, mas a colheita será obrigatória. Temos a felicidade de repararmos os nossos maus atos e a misericórdia de Deus nos possibilita reencarnar tantas vezes quanto necessitarmos: renascemos em corpos diferentes para progredirmos.

E o que é maravilhoso da Lei Divina, é que trazemos o esquecimento. O que seria de nós, se soubéssemos o que fizemos de errado na vida passada? Enfim, o que podemos fazer pelos nossos queridos: ORAÇÃO. Só através da oração que a evolução  chegará aos nosso queridos.
Aos queridos leitores, amigos, deixo o meu carinho e até terça- feira com muita paz!


PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-01-16 - Somos o que pensamos?

SOMOS O QUE PENSAMOS?

Um leitor e amigo nos procura para uma conversação de alento. Estava passando por um momento em que a doença batera à sua porta. Parou de trabalhar, e mesmo ainda jovem, sente-se triste, angustiado e achando que tudo o que está passando com a sua debilidade física, sente-se num sofrimento não merecido. 

Durante o seu desabafo, fomos ouvindo-o, em silêncio, quando o mesmo acrescenta: “ Veja, amiga, agora que eu estava me sentindo mais feliz, pois tinha grandes planos para a minha família, já que recebi um dinheirinho, do qual eu tinha direito e agora... tudo desfeito. Vou ter que usá-lo para o meu tratamento de saúde, isso é justo?” Ouvimos, o amigo e calmamente lhe falamos: Meu amigo, agradeça a Deus por esta bênção, não te lastimes, já pensaste, se não tivesses esta reserva, a quem terias que recorrer? Bancos? Amigos? 

Nossos planos não são os mesmos de Deus. Tenha fé, continue com o tratamento médico e siga as orientações. De resto, onde está a tua fé? Mesmo que tenhas dificuldades para o teu trabalho, que é pesado, você está andando, falando, indo atrás dos teus direitos.

Acredite e não entre em desespero, ao contrário, você deve enfrentá-lo com calma e humildade. Aceite este momento difícil com resignação, afinal todos sofremos, uns mais, outros menos. O que não podemos deixar acontecer  é que o pensamento negativo tome conta dos nossos sentimentos. 

O homem é basicamente  aquilo que pensa. O Espírito André Luiz, expande a ideia ao nos apresentar a possibilidade das companhias espirituais, isto é, da presença de espíritos ao nosso lado que a nós se ligam pela nossa forma de ser. Ora, se estivermos ligados sempre com pensamentos tristes, estaremos acompanhados com espíritos tristes também.

Então, porque não nos ligarmos a pensamentos positivos, saudáveis, otimistas e amorosos. Se começarmos a fazer este exercício no dia-a-dia, tenhamos a certeza que estaremos cercados de energias felizes e que derramarão bênçãos em nossa vida. Lembremos, sempre, que ao sentirmos a doença em nosso corpo físico, não vamos entrar neste buraco. 

Vamos procurar ajuda, também, em nosso credo religioso. Estamos vivos e demos graças a Deus por isso. Nossos males são passageiros, mas se alimentarmos, permanecerão. Rejeitemos os pensamentos inferiores e estimulemos as tendências boas, agradecendo ajudando, aprendendo a controlar-nos, e tenhamos uma certeza: Deus está sempre ao nosso lado. 

Levantemos a nossa cabeça e vamos à luta com coragem e fé, e mandaremos embora todos os pensamentos de perdas e aflições, pois o socorro sempre chegará!

Querido(a) leitor(a) e amigo, que as nossas palavras sirvam de alento para a perseverança e de nada é para sempre! Força! Coragem!

Aos queridos leitores e amigos, agradecida pela oportunidade de ajudar. Até terça-feira. Muita paz!


PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-01-09 - Elevemos o pensamento sempre!


ELEVEMOS O PENSAMENTO SEMPRE!

Num encontro informal em uma agência bancária, fomos reconhecidas por ouvintes e leitoras das nossas atividades da comunicação espírita. Ficamos felizes com a acolhida e preocupadas com a dimensão do compromisso assumido na Divulgação da Doutrina Espírita. 

Após os abraços, não faltaram as perguntas, e entre uma e outra, chamou-nos a atenção para a seguinte: O que podemos fazer para não sermos contagiados pelas forças negativas? Sentimos a preocupação das pessoas, já que ali, no próprio ambiente, quando as pessoas se encontram, o que mais se escuta são as preocupações, lamentos, tristezas, doenças... e assuntos positivos, muito poucos.

Precisamos nos acautelar contra esse perigo do contágio mental. Nosso pensamento tem forças e se nos apegarmos a ele com a intenção negativa é certo que seremos atingidos por este raio. Temos que ter muito cuidado para não ficarmos presos a estes pensamentos, haja visto que se mergulharmos nesta frequência o que vai acontecer? 

Nossa mente vai vibrar com a tristeza, o desânimo e até a ansiedade poderá nos atingir. São nestes momentos que devemos acordar para não sermos pegos de surpresa. Se estivermos vigilantes, pensarmos no bem, não seremos atingidos por este contágio. 

Se pessoas aparecem ao nosso lado com energias e vibrações negativas, procuremos mudar de assunto, partir para o silêncio ou até darmos uma desculpa e fugirmos dela. 

Se, por acaso nosso pensamento tender para o curso do desequilíbrio, como: a irritação, a agressividade, vamos partir para o outro lado: mudemos de ambiente de onde estamos, vamos sair de dentro de casa, caminhar no quarteirão, olhar as vitrines, ver gente, ou então, vamos ler páginas edificantes, conversar com pessoas otimistas, ou ainda procurar o nosso templo religioso. 

Tenhamos uma certeza, depois que conversarmos com DEUS,  com o nosso Anjo de Guarda, jamais estaremos com vibrações baixas. 

Confiemos no pensamento elevado e tenhamos uma certeza: todos os pensamentos negativos desaparecerão de nossa mente, basta querermos nos ajudar. Isto é o mais importante.

Lembremos sempre das palavras de Chico Xavier: “Quem fala menos ouve melhor, e quem ouve melhor aprende mais”.

Aos queridos leitores e amigos deixo o meu carinho e até terça-feira.



PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-01-03 - Nunca desistamos!

NUNCA DESISTAMOS!

Enquanto estivermos neste plano terreno, sem dúvida, estaremos às voltas com dificuldades e lutas. 

O verdadeiro cristão deve encarar a existência material como um curso de provas de toda espécie, física e moral. Todos somos levados a pedir a Deus que sejam afastadas as nossas dores que achamos que são as maiores de todas, quando deveríamos rogar forças para suportá-las.

A Sabedoria Divina nos proporciona situações que achamos serem muito difíceis, e então entramos no desespero, no choro, nas lamentações e nas indagações. Quem dramatiza as próprias dores não pode esperar outra coisa senão tragédias e decepções. Não vamos falar dos nossos problemas aos outros. 

Conversemos sobre eles apenas o mínimo, com pessoas mais íntimas. A palavra tem força magnética capaz de materializar o conteúdo das nossas afirmações, por isso, devemos ter cuidados com o que falamos, e a quem falamos.

A crítica constante traz uma acidez espiritual, já o elogio sincero produz um aconchego espiritual, por isso, se quisermos mudar as vibrações negativas em nossa volta, vamos deixar as reclamações de lado. Chega de queixas, de lamentos, de críticas, de... 

O que realmente podemos e devemos fazer é construirmos memórias e falas positivas a nosso respeito, fortalecendo a nossa auto-imagem nos “intuindo”, com estas palavras: “ Eu mereço; eu sirvo; eu sou digno; eu posso conseguir; eu sou capaz; eu tenho valor; eu tenho fé em Deus; eu quero mudar para melhor; eu não cairei em trevas negativas; eu posso mudar a minha vida para melhor; eu não quero continuar com os vícios; eu quero e vou ter a minha família de volta; eu sou melhor e estou a partir de hoje; eu sinto uma Luz a me guiar. Poderei fazer e realizar tudo, com a ajuda de CRISTO, ELE ME DÁ FORÇA!”

Repitamos e coloquemos em prática essas frases, mas é preciso que sintamos dentro do peito que tudo o que estamos dizendo representa a verdade sobre nós mesmos. Lutemos contra as forças negativas e das mazelas que tentam em nos amedrontar, trazendo-nos desânimo, ansiedades, tristezas e solidão. Creiamos na força do DIVINO MESTRE e jamais desistamos da vontade de mudarmos para melhor. Este é o nosso ANO NOVO de 2018. Vamos começar refletindo, junto com a família e com Deus, para grandes mudanças. Confiemos!

Aos queridos leitores e amigos que dividiram esta reflexão, durante todo o ano, obrigada pelo incentivo e pelos novos amigos que conquistei. Até terça- feira. Muita paz!



PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

Postagens recentes