quarta-feira, 28 de agosto de 2019

PRESENÇA ESPÍRITA 2019-08-27 - A força do amor é poderosa!



Há algum tempo atrás, ouvi uma senhora dentro do hospital e que chorava muito. Falava, ela, que estava passando por um momento muito difícil na sua vida, já que estava com sua mãe, de 93 anos hospitalizada, e muito triste desabafava: “cuido de minha mãe, que há muitos anos está acamada, tenho vários irmãos, mas nenhum se preocupa e ninguém se dispõe a cuidá-la. Sofro muito, chego a pensar se eu não estou pagando algum pecado do passado pra minha mãe.”

Ouvindo esta senhora, respondi a ela que deveria ver a situação de outra forma e por que se julgava devedora de sua mãe? É bem possível que ela era a única filha a adquirir um conhecimento espiritual e que reunia condições de cuidar bem de sua genitora. Exige amor e desprendimento. Talvez fosse uma tarefa escolhida por ela? Possivelmente estava se desincumbindo de uma grande responsabilidade que iria ajudá-la no seu próprio progresso espiritual. 

Não podemos olhar só o lado negativo. Talvez esta filha fosse realmente a protetora de sua mãe, e isto é um privilégio e jamais um castigo. Se esta filha abraçou esta missão dela sairá com a consciência tranquila e a satisfação de ter feito o melhor bem do mundo àquela que lhe deu a chance da presente encarnação. 

De nada vai adiantar entrarmos em desespero pelo abandono da família, pois existe uma certeza que ao lado daquela pessoa cuidadora estão muitos amigos da espiritualidade. É certo, que muitas vezes não os vemos mas podemos senti-los através da força da energia que nascem na mente e se expressam no corpo.

Pode quem pensa que pode e realiza quem acredita que já realizou, exatamente como nos ensinou o Mestre Jesus: ”crede que tendes alcançado e alcançareis.” Quando levantamos a nossa mente nos tornando positivos e otimistas, já começamos a cura para as nossas amarguras. Tudo tem solução, no âmago do ser humano existe uma SABEDORIA INFINITA, capaz de alcançar a solução de tudo e a resposta para tudo. Lembremos que a FORÇA DO AMOR é poderosa.

Chico Xavier, recomenda: “ânimo e fé. A existência pode ter sido amarga, pra maior seja a carga de provações e problemas que te pesam nos ombros, ergue a fronte e caminha para a frente, trabalhando e servindo, amando e auxiliando, porque ninguém, nem circunstância alguma te podem furtar a imortalidade, nem te afastar da onipresença de DEUS”.
Aos queridos leitores e amigos deixo o meu carinho.

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

PRESENÇA ESPÍRITA 2019-08-20 - Pais melhores


Na semana que passou tivemos um bate papo com um jovem pai de um casal de filhos, e entre uma conversa e outra, ele nos contava que nunca tinha tido um dia dos pais tão lindo como este que passou. Dizia ele, estar divorciado e que há algum tempo não os via, e chegando lá, o mais velho lhe convidou para irem à missa. 

Ficou surpreendido com o convite, mas foram. “Eu jamais imaginei que meu filho gostasse tanto de missa. Saímos felizes. Aquele momento marcou no meu coração.”

As recomendações que ouvimos seguidamente, é não deixarmos para amanhã o que nos compete na educação dos filhos. É por esta razão que antes de tudo, eles são um espírito, dotado de emoções e sentimento que vão responder nas escolhas que fizerem na vida. A aproximação física, a vivência no mesmo teto não quer dizer que eles têm tudo. 

Não, sem amor e sem o envolvimento afetivo entre pais e filhos, jamais haverá aquele respeito, aquele carinho, aquela proteção que os filhos esperam de seus pais. Não basta dar-lhes todo o que é material e mimos exagerados, o que os pais precisam é encontrar a dose certa entre o amor e firmeza nos cuidados. 

Repreendê-los e corrigi-los sem violência física e moral, fazendo-os compreender as razões pelas quais estão sendo orientados, fazendo-os entender que o respeito está acima do medo. É assim que sabemos o que se passa na alma de nossos filhos, e o que ele pensa, sempre num clima de respeito e confiança. Ouvi-los, significa importar-se com eles e isso é uma prova de amor.

Diante de toda esta compreensão, não podemos esquecer que o professor ensina e os pais educam. Não vamos transferir aos nossos queridos professores a responsabilidade que, precisa e deve vir de casa. A escola pode transmitir sábias instruções mas é dentro do lar que os filhos são verdadeiramente educados.

Nosso orador e médium espírita Divaldo Pereira Franco, reforça: “A tarefa da educação e, sobretudo, de iluminação de consciência, favorecendo a vivência dos nossos conhecimentos no cotidiano, discernindo o que podemos e devemos fazer, daquilo que podemos, mas não devemos fazer. Quando vivenciamos aquilo que transmitimos, nossos ensinamentos, quais sementes de luz, farão germinar frutos para a vida eterna, garantindo alimentos para as gerações futuras”.

Temos aqui uma profunda reflexão de como sermos pais melhores, não nos esquecendo sempre que nossos filhos são espíritos, e que nos escolheram para sermos seus pais. Portanto, que façamos a nossa tarefa sempre voltados com pensamentos elevado, e acreditando da responsabilidade que nos foi oferecida por DEUS.

Aos queridos leitores e amigos, deixo meu carinho.

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

PRESENÇA ESPÍRITA 2019-08-13 - Alzheimer, quem nos cuidará amanhã?


Por que busquei este assunto? Há algum tempo, recebi a visita de uma amiga, que muito entristecida, sentia-se magoada com o descaso de suas três irmãs que não queriam ficar um fim de semana com a mãe, que está com Alzheimer, dizendo que não tinham paciência com as “maluquices”, e que não tinham tempo disponível. E lá estava ela, vindo de uma cidade vizinha para cuidar da mãe. 

O que dizer a ela? Dei-lhe forças, busquei a literatura do querido Divaldo P. Franco, que dá uma explicação, baseada na visão espírita sobre esta doença. “Realmente, é uma expiação. É um problema que afeta o cérebro, devido a fenômenos negativos de outras existências. É um expurgatório, tanto para o paciente como para a família. Para aqueles que amam, é muito doloroso ver a degeneração mental e emocional do ser querido. Não tem discernimento, volta à infância, até perder totalmente o contato com o mundo exterior. É uma expiação para a família, que deve aproveitar esse momento para amar ainda mais o seu doente, retribuindo o amor que o mesmo lhe ofertou”.” Quem não morrer vai envelhecer, e é certo que vai passar por todos os achaques da velhice.”

Todos nós, temos pais idosos e quem não conhece alguma família que não esteja passando por esta situação. Conhecemos filhos que pouco ligam e ficam num descaso total, deixando para o pai, também idoso, a obrigação de cuidar da esposa, já que eles têm a sua vida e não querem nem saber o que se passa. É muito triste. Nossas mães jamais cobram as noites mal dormidas e todo o trabalho que tiveram conosco. Será que estes familiares acham que não vão ficar doentes um dia? E que esta doença terrível poderá bater em sua porta? Nossos asilos, clínicas de repouso... Estão aí lotados de vovôs e vovós, muitos com o acompanhamento amoroso da família e outros jogados ao descaso.

Paciência, cuidados e carinho são sentimentos que a família precisa passar ao seu doente. Saliento, aqui, que conheço amigos que convivem com o problema e o AMOR está plantado naquele lar.

Caro(a) leitor(a), você mesmo deve conhecer alguma história, mas o que pensar de tudo isso? “QUEM NÃO MORRER VAI ENVELHECER”. Esta é a única certeza desta vida, portanto vamos refletir mais sobre esta doença que afeta os nossos familiares. Hoje são eles, e amanhã seremos nós. Não esqueçamos: A PLANTAÇÃO É FACULTATIVA MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA! Fica a reflexão.

Nosso querido Chico Xavier, recomenda: “ Depende de ti acordar e viver, valorizando o tempo que o Senhor te confere, estendendo o dom de ajudar e aprender, amar e servir”.
Aos queridos leitores e amigos deixo o meu carinho e até terça-feira!

Postagens recentes