quarta-feira, 16 de outubro de 2019

PRESENÇA ESPÍRITA 2019-10-15 - "É preciso amar..."



Por mais que reconheçamos que o “amar ao próximo” é o mandamento mais importante depois do “amar a Deus”, não podemos negar o quanto é difícil pô-lo em prática. Se refletirmos mais sobre o amar ao próximo vamos perceber que o maior e mais doloroso problema está na ausência de amor, de afeto nas relações de família, com amigos, com companheiros de trabalho...

Quantas pessoas vão em busca da Casa Espírita necessitadas de ajuda. São problemas afetivos que ocasionam desentendimentos, mágoas, e até agressividades físicas, outros, porém acham-se impotentes com as circunstâncias que se apresentam, achando que nada mais vale a pena e que as provações estão muito pesadas. Então, o que fazer?

Sejam quais forem estas circunstâncias, há algo que não pode ser esquecido: só se aprende amar, tentando amar; e isso pode ser conseguido através da paciência, da renúncia, da gentileza, do respeito e do silêncio. Oferecer amor às pessoas é uma forma poderosa de manifestar o amor que existe em nós, e isto só fortalece a nossa autoestima.

Quando o amor sai de nós, ele traz a cura para as nossas feridas interiores, e estas feridas, se não a quisermos, não ficarão em nós por toda a vida. Temos que nos ajudar para sermos ajudado. Cristo nos disse: ”Ajuda-te, que eu te ajudarei”. Não levemos somente para o discurso mas por atitudes, com gestos concretos de amor, podemos mudar comportamentos de pessoas e de nós mesmos. Uma palavra gentil, um sorriso, um gesto de carinho, um silêncio necessário... São tantas as ações que podem despertar sentimentos nobres, deixando tristezas e melindres ao esquecimento.

 Aproveitamos versos de um poema musical de Renato Russo, que diz: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã...”O importante é o hoje, porque o amanhã pode não chegar, e que o hoje nos estimule a demonstrar amor a quem estiver ao nosso lado, porque, ele, O AMOR, é a energia mais poderosa do mundo. Vale a pena sempre investirmos no amor, pois o amor que damos aos outros é o amor que voltará sempre para nós.

Queridos leitores, vamos refletir mais sobre o assunto. Deixo o meu carinho e até terça-feira.
PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens recentes