quarta-feira, 30 de agosto de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-08-29 - Disciplina e força de vontade


DISCIPLINA E FORÇA DE VONTADE

Há pessoas que passam a vida toda criticando a tudo e a todos, responsabilizando-os por todo o mal que lhes acontece. A crítica destrutiva já está dizendo o seu significado. Não podemos colocar a culpa nos outros pelos nossos problemas e dificuldades. 

As pessoas que só enxergam o mal acabam se fixando nesta mazela, que até chegam cair em armadilhas criadas por elas mesmas.

Seguidamente ouvimos, irmãos nossos, revoltados com tudo que os cercam. Acham que o mundo está no fim, haja visto, o desencanto que muitos sentem na pela por toda esta situação que o País está passando. 

Sabemos que estamos numa trajetória aonde deveremos refazer lições não aprendidas, pois se as adversidades que encontramos  mostram que as lições que nos foram passadas, ainda não foram assimiladas. Nossos amigos espirituais ensinam que, para superarmos os defeitos mais enraizados em nosso espírito, precisamos, sobretudo, fortalecer nossa força de vontade.

Não podemos nos perturbar com dificuldades, espinhos e tempestades, que porventura encontremos no caminho, pois esses impasses são provas que, se enfrentadas com fé em Deus, contribuirão para a nossa evolução. 

Quantas vezes temos a sensação que as coisas não andam? Isso acontece porque o processo é lento e árduo e que requer disciplina, perseverança e muita força de vontade. Confiemos em JESUS que sempre estará à nossa frente e que sempre, ELE, está lá, a nos esperar com seus braços abertos!

Reflitamos com nosso querido, Chico Xavier: “ Quem mais sofre no mundo é quem tem mais tempo para si mesmo. Quando o sofrimento alheio nos incomodar, o nosso não nos incomoda tanto.”

Aos queridos leitores, amigos e irmãos de fé, deixo o meu carinho e até terça-feira.

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-08-22 - Nossas crianças especiais

NOSSAS CRIANÇAS ESPECIAIS

Novamente vamos abordar um assunto que jamais deixaremos de louvar. Nossa querida professora, Janira Mânica, grande lutadora, fundadora e defensora da nossa APAE, faz um chamamento através da imprensa sobre a semana nacional da pessoa com deficiência, além de uma grande e diversificadas ações relativas aos alunos.

Sabemos que a inclusão destas crianças em classes que chamam de “normais”, precisam e dependem de necessidades especiais individuais. 

Neste momento as TVs estão fazendo chamamentos para “Criança Esperança”, nada contra, mas então perguntamos: Por que não darmos esse olhar às nossas crianças da APAE de Santo Ângelo?

Ali está aquele majestoso lugar, construído com a ajuda da nossa comunidade e benfeitores anônimos, com professores especializados, salas apropriadas e com uma estrutura toda própria para as nossas crianças especiais.

Abordamos o assunto, visto que também tivemos um irmão, na família, que desencarnou com 47 anos. Nasceu hidrocefálico (crânio grande), nunca andou e nunca falou, isto é, falava e entendia pelos olhos. 

Viveu cercado de amor, carinho e atendimento médico (abro um parêntese para declinar o  nome do querido médico Dr. Pedro Paulo Moro), que muita dedicação deu ao meu irmão, bem como para toda a família. Sentimos todas as dificuldades da época, já que precisava de cuidados especiais em casa. 

E como temos um vasto relacionamento, também ouvimos muitos lamentos de mães inconformadas, de pais que abandonaram a sua família por terem um filho(a) especial, deixando a mercê de mães que não medem esforços para os cuidados.

Certa vez, nosso querido Chico Xavier foi questionado sobre estas crianças e perguntaram a ele: Chico, dentro da evolução espiritualista, que fazem elas sobre a face da terra, além de sofrer e de inspirar piedade aos que as cercam, aos que as abrigam, aos que asilam, aos que as protegem e aos que as mantém? “... muitas vezes a idiotia não é senão o processo de internação que solicitamos, por nós mesmos, para que venhamos a entrar num período de autotratamento intensivo.

Estas crianças que muitos chamam de retardadas sentem e ouvem, registram e sabem de que modo estão sendo tratadas; elas vêm somente com aqueles que são capazes de amá-la e ajudá-la a passar aquele transe temporário”. 

O que dizer a estas queridas mães? Esqueçam os momentos tristes e de abandono. Vocês é que são ESPECIAIS. Tenham fé em Deus e nos atendentes desta Instituição que tudo se tornará mais fácil e nunca esqueçam: “A maternidade é um privilégio que Deus concedeu à mulher, mas os filhos especiais são confiados tão somente  às grandes mulheres que  têm capacidade de amar até o infinito.(Chico Xavier).

Aos queridos leitores, amigos de fé, deixo o meu carinho e até terça-feira.


PRESENÇA ESPÍRITA
Texto: Maria Loní Madrid

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-08-15 - Somos responsáveis pelos nossos atos?

SOMOS RESPONSÁVEIS PELOS NOSSOS ATOS?

Na semana que passou recebemos um E-mail de um leitor que nos solicita uma abordagem a respeito da tatuagem, pois o mesmo, faz esta prática e tem curiosidades sobre o assunto, já que alguns conhecidos teceram críticas muito pesadas, deixando-lhe apreensivo, e como ele é um leitor desta coluna, solicitou-nos que déssemos alguma explicação na visão da Doutrina Espírita.

Ele quer saber se, quando desencarnarmos a tatuagem causará algum prejuízo ao períspirito ou se quando reencarnarmos poderemos nascer com problemas de pele.

Sabemos que vivemos em estágios neste plano. Se tatuarmos o corpo físico nada de mal vai acontecer, pois na realidade, marcamos negativamente nosso espírito com nossos atos e pensamentos.

Boas ações, nos trazem harmonia; atitudes maldosas nos fazem mal, causando doenças e desiquilíbrios espirituais. São as nossas atitudes diante da vida e do próximo que vão nortear o nosso espírito. 

A nossa vida terrena deve servir para o nosso aperfeiçoamento moral. O que realmente devemos melhorar é vencermos o egoísmo que é uma chaga que atinge a todos, e para tal porque não seguirmos o exemplo do Mestre Jesus que é todo amor e caridade.

Depois da morte do corpo físico, vamos retornar ao mundo dos espíritos, não perderemos nossa individualidade, nem a aparência que tivemos na última encarnação que deixamos para trás, doce ou amarga, de acordo com os nossos atos. 

A vida do corpo físico é transitória, mas a do espírito é eterna. A tatuagem é apenas uma marca passageira que deixamos no corpo físico, mas que aponta alguma coisa sobre a personalidade da pessoa. 

A pessoa que se submete a este modismo deve refletir bem antes desta intervenção, pois como dissemos, trata-se de um modismo e tudo passa e pode-se chegar ao arrependimento.

Portanto, somos donos do nosso aparelho e dele temos obrigação de cuidá-lo com carinho e respeito.

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu abraço fraterno e até terça-feira.


PRESENÇA ESPÍRITA
Texto: Maria  Loní Madrid

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-08-08 - Quando o abandono chega

QUANDO O ABANDONO CHEGA

Esta semana conversamos com uma jovem mãe, quinze anos, muito alegre, grávida de oito meses. Muito feliz estava ela, pois estará a esperar gêmeas, Sua tia, que a acompanhava, estava desesperada, pois o enxoval era pouco. Então perguntamos à jovem mamãe: E o pai está te ajudando? O pai, disse ela: desapareceu. E o que dizer a esta jovem mãe?

Diante dos obstáculos de nosso caminho, não podemos paralisar nossa vida em atitudes de revolta e inconformismo. Muitas pessoas a enxergam como punição, falta de sorte ou se queixam de que Deus as esqueceu. Sendo, Deus o nosso Pai, Ele sempre estará a nosso favor e jamais irá abandonar, nós, pais humanos que nunca iremos negar aos nossos filhos a proteção necessária. Sabemos que muitas vezes porta são fechadas para nós, mas é sinal de que existe outra porta que certamente se abrirá.

É importante lembrar que a nossa evolução é feita através das experiências do erro e do acerto. O erro nos mostra que através dele seremos capazes de encontrar o caminho certo, mas para que isso aconteça devemos ter muita humildade. Não podemos viver eternamente nas prisões das culpas. Ela não nos leva a nada. 

Todos temos o direito de errar mas também devemos nos esforçar para entendermos aquele momento, que já é passado. Vivamos o presente, sentindo que Deus está nos olhando sem qualquer gesto de censura. O perdão é o amor em forma de compreensão.

Quanto ao abandono deste pai em relação às filhas, deixemos que a plantação flua e que a colheita possa mostrar-lhe rendimentos futuros. Somos imensamente carentes de afeto, e por isso, todos nós precisamos dar e receber amor, não esquecendo jamais de, o que fizermos motivados pelo amor, pelo coração, retornará multiplicado. 

O Pai jamais abandona qualquer um de seus filhos, e hoje, esta jovem mãe que se acha entristecida, infeliz e abandonada, que não perca a esperança. O que hoje, nos esmaga e nos parece calamidade insuportável, vai se dissipar, com certeza!

Com muita fé, todas as dores e lágrimas passarão e veremos, logo ali adiante, luzes a iluminar nosso caminho, porque a ajuda sempre virá!

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho e até terça-feira.


PRESENÇA ESPÍRITA
Texto: Maria Loní Madrid

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-08-01 - Não vamos desistir!

NÃO VAMOS DESISTIR!

Todos nós, encarnados, estaremos sempre às voltas com dificuldades e lutas. As lamentações debilitam nossas forças, mas são necessárias para superarmos as dificuldades. Muitas vezes as pessoas acham que não vale a pena a mudança de atitude mental porque enxergam somente vibrações negativas, as dores físicas são enormes, a medicação muito cara e tudo parece tender para o caos.

Situações difíceis existem para todos, e nem sempre a nossa provação será para sempre. O importante é mantermos uma atitude mental positiva. Temos que reverter as vibrações. Se acreditarmos em nossa força interior, com fé em Deus, nosso Pai, jamais seremos abandonados.

O apóstolo Paulo postulou:” Tudo podemos naquele que nos conforta, tudo podemos naquele que nos fortalece”. Não vamos desvanecer diante das provações. Devemos confiar mais na força Divina.

Dores e sofrimentos devem ser aceitos com resignação e devemos encarar o momento de provas como passageiras, pedindo ao Pai, forças para suportá-las. Sabemos que, quando o sofrimento, a dor, a provação bate à nossa porta, o que chega primeiro é a revolta e o desespero, mas aos poucos vamos entendendo que a resignação e a paciência devem chegar ao nosso coração, porque assim como chegaram, um dia também partirão.

Não vamos desvanecer diante de todos estes momentos de desespero. Vamos procurar vivenciar mais os ensinamentos do Evangelho de Jesus, procurando entender que a maioria das vezes, estas provas foram escolhidas por nós mesmos. Afinal, quem não sofre neste mundo? Ricos, pobres, doentes e saudáveis, carregam angústias e temores. Ainda somos carentes de misericórdia, porque ainda vivemos em processo evolutivo. 

Nossos erros e fraquezas nos mostram o quanto ainda precisamos evoluir, mas nem por isso vamos achar que o Pai nos abandonou. Se tivermos fé, com Jesus, todas as dores e lágrimas passarão. Não desanimemos e não desistamos!

Chico Xavier nos conforta com esta mensagem: “ Caíste, provavelmente, algumas vezes e outras tantas te reerguestes, à custa de lágrimas, entretanto, por maior seja a carga de provações e problemas que te pesam nos ombros, ergue a fronte e caminhe para a frente, trabalhando e servindo, amando e auxiliando, mas nunca te afastes da presença de Deus”.

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho e até terça-feira.


PRESENÇA ESPÍRITA
Texto: Maria Loní Madrid

Postagens recentes