quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-02-27 - Ser solidário

SER SOLIDÁRIO
Um sorriso sincero faz bem a qualquer um e em qualquer lugar. A pessoa que sorri tem uma aura diferente, isto é, ela brilha mais, passa uma energia positiva e agradável, e por isso, ela mesma pode perceber o aconchego, a resposta daquela energia boa que está passando. 

Quando sorrimos estamos dando uma parcela de nós mesmos. Podemos ver que a pessoa sorridente faz amigos facilmente, ainda mais neste mundo difícil como o que encontramos, onde os sentimentos de paz, de cordialidade, de solidariedade estão muito a desejar.

Ser alegre é ter saúde espiritual, mesmo quando estamos sofrendo, é importante mantermos um sorriso. O sofrimento pode ser nosso, mas temos o dever de doarmos alegria ao nosso próximo. É no trabalho, na rua, nos lugares onde passamos com conhecidos, amigos... em todos os ambientes a pessoa tem que ser sempre a mesma pessoa.

Outro dia, encontramos uma senhora, muito humilde, que de longe percebemos seu olhar tristonho e quando ao chegar à nossa frente, pediu-nos um abraço com o mesmo sorriso que ela já conhecia. “Querida, desculpe-me, mas eu preciso do teu abraço e ouvir palavras de consolação. 

Estou muito triste e preciso que me ouça, pois você é tão carinhosa que me faz muito bem quando converso contigo.” Agradecemos o carinho daquela querida irmã conhecida, e após o desabafo, ela saiu diferente e muito sorridente, e nós... surpreendidas por termos feito tão pouco. Com este episódio, percebemos que nos dias atuais, as pessoas não querem se preocupar ou entender as dores dos outros. A falta de solidariedade está a olhos vistos. 

O homem de hoje é orgulhoso, egoísta, e por isso, perde inúmeras oportunidades de praticar a caridade, pois não se compadece com as dores dos seus irmãos, já que não quer se envolver com  ninguém. Ser solidário e compreensivo significa fazer o bem que desejamos a nós mesmos. A máxima do Mestre Jesus vem comprovar a importância desse sentimento. “Amai-vos uns aos outros como irmãos”.(Jo.15:12)

Quando se fala em caridade, ela não se restringe à esmola, mas a todas as relações com nossos semelhantes, sejam eles inferiores, iguais ou superiores a nós. Ela nos prescreve a indulgência porque dela nós precisamos. Quando a humanidade entender que ser solidário, compreensivo com a alegria de podermos ajudar o próximo, talvez o mundo comece a enxergar as diferenças, pois todos seremos envolvidos por estes sentimentos. Vamos tentar modificar nosso mundo interior para que sejamos felizes nesta caminhada.

Deixamos uma mensagem para reflexão: "Os outros terão talvez muitas opiniões a teu respeito, mas a vida que tens é aquela em que Deus te colocou para que faças o melhor". (Chico Xavier)
Aos queridos leitores e amigos, deixamos o nosso carinho e até terça-feira.


PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-02-20 - Continuaremos caminhando juntos?

CONTINUAREMOS CAMINHANDO JUNTOS?

Estamos vivendo treze anos de PRESENÇA ESPÍRITA. Parece que foi ontem. O tempo passou e tudo foi fluindo naturalmente, que se tornou uma responsabilidade que jamais imaginaríamos da sua proporção. Um dos maiores objetivos deste semanário era o de informar ao leitor as dúvidas em relação a temas e assuntos do espiritismo e que este entendimento viesse através da vasta literatura espírita e experiências vividas através da nossa mediunidade. 

Muitas obras foram lidas para que o leitor pudesse entender melhor o significado e o trabalho do espiritismo, e na medida em que os assuntos foram sendo abordados, mais e mais recebíamos sugestões de leitores e amigos para novas dúvidas. 

Temos muitas histórias vividas em relação aos assuntos do semanário. Muitos deles nos chegam até como surpresa. Somos informados que muitos leitores até recortam os textos para multiplicarem e enviarem a amigos, sociedades espíritas, igrejas... 

Agora mesmo, encontramos um casal de amigos espíritas, que realizam um grande trabalho de evangelização no presídio do município, e nos passaram que muito têm utilizado esta coluna para o entendimento daqueles irmãos. Muitas pessoas nos procuram na Casa Espírita, após lerem a coluna, sendo que em uma ocasião uma senhora, muito emocionada, chegou-se junto a nós e nos falava do quanto o assunto daquela terça-feira a acalentou. Falávamos na volta à Pátria Espiritual. Era finados e o quanto as palavras de Chico Xavier veio fortalecê-la. 

São tantos os momentos felizes de verdadeiros amigos que nos encorajam, que muitas vezes achamos que estamos fazendo tão pouco, e como curiosidade, temos algumas, e dentre elas, que seguidamente encontramos irmãos de outras religiões que nos acompanham. Trocamos idéias, indagações... mas no final é sempre o mesmo para todos nós cristãos: a crença na existência de um só Deus.

Fazer o bem sem olhar a quem e dar de graça o que de graça recebemos. Estas são algumas das bandeiras do Espiritismo. Ainda, sobre as alegrias que tivemos nestes treze anos, não poderíamos deixar de citar a vinda a Santo Ângelo e Ijuí, do maior orador e médium espírita, irmão Divaldo Pereira Franco, que nos brindou com duas entrevistas gravadas, deixando mensagens à nossa comunidade. Foi inesquecível falarmos pessoalmente com uma autoridade da nossa Doutrina Espírita. Um irmão tão simples e humilde que prontamente se dispôs à entrevista.

Hoje, recordando todo esse tempo, mudamos um pouco o formato deste encontro semanal. Por sugestões de leitores partimos mais para textos de auto-ajuda, sempre baseados da necessidade de acalentar irmãos que se acham em desconforto espiritual em busca de ajuda. 

Estamos felizes pois o retorno dos nossos leitores nos faz com que o compromisso que assumimos não foi em vão. Obrigada, queridos leitores, amigos, conhecidos e novos que conquistamos. A força e o entusiasmo nos leva a partilharmos sempre a alegria e o carinho que temos pelas pessoas que precisam de uma palavra amiga. Muito obrigada por estes encontros, e com certeza, continuaremos caminhando juntos! Um abraço , muita paz e até a próxima.

PRESENÇA ESPÍRITA 
Maria Loní Madrid

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-02-14 - O valor de um sorriso

O VALOR DE UM SORRISO

O sorriso é a expressão de alegria. É um sentimento espontâneo, que pode ser ocasional, normal, paliativo ou disfarçado. Mostrar alegria e paz é garantir um diálogo sadio, já que o riso estimula a ação neurotransmissora e a liberação da endorfina, que é um ótimo analgésico. 

Pessoas que não soltam as emoções e não riem ou choram, têm riscos mais elevados de distúrbios e problemas cardíacos, e em qualquer idade, quem ri tem menos chances de adoecer. É bom que evitemos a sisudez e a carranca, mas nem por isso, a alegria deve ser confundida com balbúrdia, gargalhada ou vozerio. 

A iluminada Joanna de Ângelis, mentora do médium Divaldo Pereira Franco, nos diz: “ Devemos contaminar de alegria os que perderam as motivações para lutar. A noite é véspera do amanhecer; a sombra é somente a ação da luz ausente.”

O rosto  nos mostra como estamos. No franzir de testa, onde transparecem desânimos, frustrações... movimentamos sessenta músculos, e no entanto, para demonstrarmos a alegria, a felicidade, os pensamentos positivos, movimentamos somente dezesseis músculos. Não é difícil no dia a dia olhar, espalhar e colocar em prática o calor de um sorriso. 

Sorrir custa tão pouco mas rende muito. Retribuir o sorriso que recebemos é um ato de respeito e amor, então, correspondamos na mesma intensidade. Lembremos que, muitas vezes, aquele que nos abana com um sorriso tem necessidade de sentir o nosso carinho, e nós sabemos que no impacto do sorriso iremos perceber se a vibração é boa ou maledicente. Quanto nos custa responder um cumprimento? – Vou bem! Estou com saúde! Estou feliz...

É na serenidade de um sorriso que mostramos a nossa paz e a palavra gentil logram resultados preciosos. O mundo necessita de luz para superar as sombras dominantes. Estendemos a luz do sorriso aos tímidos, aos desanimados, aos doentes, aos revoltados. Ninguém está só, até guardiões temos! Alegremo-nos.

Aproveitemos a eficácia deste medicamento tão eficaz para a nossa vida e agradeçamos sempre por este sentimento espontâneo de repassarmos esta energia salutar que remove montanhas, e que o calor do nosso sorriso seja o bálsamo do amor, da aproximação e da  amizade fraterna. Pensemos nisso.

E então, sorrir faz bem?  Pensemos seriamente nesta reflexão.
Aos queridos amigos e leitores deixo o meu carinho e até terça-feira.


PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-02-06 - Vamos fazer uma mudança?


VAMOS FAZER UMA MUDANÇA?

Toda vez que mudamos de morada queremos fazer uma faxina completa no local, antes de entrarmos com a mudança. Assim acontece com a nossa vida. Ela também precisa de cuidados, caso contrário, esta falta de limpeza irá trazer sérios problemas. 

Se não realizarmos mudanças em nossa mente e no coração, toda a energia negativa ficará retida em nós mesmos, e isto fecha portas positivas. Devemos, a cada dia, buscarmos a renovação dos nossos pensamentos, e até de atitudes, deixando de lado os que são negativos, fugindo também de ambientes e pessoas negativas. 

Quantas vezes pensamos em voz alta: “Só aparece tranqueira na minha vida”, “Na minha mente só lembro ideias de acontecimentos e situações que só trouxeram tristeza, desconforto e decepção”. Por que isso acontece? 

Acontece, porque muitas vezes, nos acomodamos com determinada situação e a insegurança faz com que esta mudança não venha acontecer, e assim o tempo passa e nada muda. Devemos ter atitudes: renovar, mudar, sair dos sentimentos de medo, dúvida, culpa, sensação de inferioridade, os quais embaraçam a nossa vida, além de nos causar a doença física.

Somente a mudança mental e emocional vai nos livrar de tudo aquilo que já se tornou velho, desgastado e até imprestável. Por que tenho que depender de remédios para tocar a minha vida? Pela ansiedade, pelo medo e pela dúvida criada na minha mente? Se eu quero mudança na minha vida, porque vou usar esta muleta que está me prejudicando?

Sabemos, que muitas vezes, o remendo colocado no pano do “talvez”, “quem sabe vai melhorar”, jamais vai substituir esta renovação que precisa ser feita através de um pano novo. Esta mudança que tanto queremos para a nossa vida, só vai acontecer quando realmente tivermos coragem e fé para largarmos tudo o que nos é imprestável. 

Se precisarmos do remédio do médico, vamos tomá-lo sob a sua orientação e cuidados, mas por conta, jamais. Temos que nos desapegar de tudo o que nos faz infeliz. Tenhamos coragem e fé em Deus, pois só Ele poderá nos dar forças e equilíbrio para limparmos todo o mal de nossa vida. Não desistamos, não nos acomodemos. 

A força do pensamento positivo nos dá a certeza que tudo depende de nós, do nosso pensamento elevado e da nossa mudança mental. E o melhor momento para fazermos isso É HOJE, AGORA, FÉ EM DEUS e tudo se resolverá, sem medos, sem arrependimentos, sem dependências de vícios e sem amarguras.

Deixamos esta mensagem de Chico Xavier: “Sejam quais forem as tribulações em que te encontres, prossegue fiel ao bem e conta com Deus”.

Aos queridos leitores, amigos e ouvintes deixo o meu carinho e até terça-feira. Muita paz!

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

Postagens recentes