quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

PRESENÇA ESPÍRITA 2019-02-26 - Por que carregamos mágoas


POR QUE CARREGAR MÁGOAS

Nestes quatorze anos, como voluntária da Liga Feminina de Combate ao Câncer, escutamos muitas histórias de nossas pacientes, histórias de amor e de terror. E, se algum dia  tivermos a oportunidade de lançar um livro, temos uma certeza, todos ficarão impressionados com as narrativas.

Através de muitas leituras, encontramos o livro “Socorro e Solução”, de José Carlos de Lucca, que fala sobre ressentimento, mágoa, ódio... E veio-me à mente a história de uma paciente, que a cada encontro lembrava das suas mágoas em relação ao marido. 

Um homem narcisista, sem amigos, não conversava com os filhos, só criticava tudo e a todos, inclusive ela, que já tinha perdido o gosto da vida. Foi à procura de um psiquiatra e começou a se tratar. Também, por recomendação recebia atendimento de um psicólogo para ter momentos de conversação, já  que em casa era um mudismo total. 

Aos poucos percebia que alguma coisa estava mudando em relação a ela, mas os especialistas sempre recomendavam para que ela reagisse e que mudasse a sua maneira de pensar e agir, pois  estava sendo uma presa fácil para um câncer. 

E foi o que aconteceu. Sofreu muito com a maldade daquele que ela muito amou. Humilhações, palavras ásperas e um abandono total da parte dele.

O tempo passou, fez quimioterapia, radioterapia, e foi em busca do atendimento espiritual. Com a ajuda do médico terreno, que muito a ajudou, conseguiu sair de todo aquele sofrimento. Buscou amigos, atendimento psicológico e hoje ela é outra pessoa.

Sabemos que o ressentimento é um grande obstáculo à nossa paz, saúde e prosperidade. A pessoa ressentida, carregando veneno dentro de si mesma, não está em sua melhor forma física, emocional e espiritual, pois a mágoa representa um sentimento negativo que rebaixa a nossa  energia vital, afetando todos os níveis da nossa vida, e como consequência, o ressentido sente apatia, cansaço, tristeza, falta de interesse por tudo e por todos. 

E isso vem refletir negativamente na vida pessoal e profissional. Inconscientemente, a pessoa acredita que ficando ressentida, punirá a pessoa que a feriu, quando, na verdade, ela está ferindo a si própria. Queremos que a pessoa sinta culpa pelo mal que nos fez. 

E isto é uma mágoa cruel, pois quem está sofrendo é quem adoeceu e aquele que nos machucou pode até nem se importar com o nosso sofrimento. A cura do ressentimento é o perdão. É estarmos com a nossa alma em paz. A humildade é a mais forte aliada do perdão, pois ele nos ajuda a relativizar as coisas. A não dar a elas a importância exagerada que lhes damos, e nem dar a nós a importância extrema que muitas vezes nos atribuímos.

Vamos pensar melhor com esta reflexão. Não vale a pena guardarmos ressentimentos de marido, esposa, amigos, parentes, filhos... Tudo fica muito pequeno quando pensamos que estamos aqui na Terra em viagem passageira. Nada iremos levar. 

A casa que foi comprada com sacrifícios, o carro, a conta bancária, as joias, enfim, tudo o que é material. Levaremos o que de bom fizemos, através das nossas ações, do bem querer, da amizade sincera, do dever cumprido. Isso sim, é o que levaremos.

Chico Xavier, recomenda: “ O horizonte é sempre mais nobre e a estrada sempre mais sublime, desde que a oração permaneça em tua alma em forma de confiança e de luz”.

Aos queridos leitores e amigos deixo o meu carinho e até terça-feira.

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

PRESENÇA ESPÍRITA 2019-02-19 - Sou rico mas sou infeliz, preciso de ajuda!

SOU RICO MAS SOU INFELIZ, PRECISO DE AJUDA!

Há algum tempo na Casa Espírita, recebemos em atendimento, um irmão que até  então não nos era conhecido. Dizia ele, não ser morador da nossa cidade, mas que estava em visitas na casa de amigos e que os mesmos o convidaram para ir à procura de ajuda. 

Ali estava um irmão, meia idade, triste, olhar distante, dizendo ser uma pessoa muito rica e de alto poder aquisitivo, e que após muito trabalho conseguira realizar todos os seus sonhos materiais, mas se sentia muito infeliz, estava só e sentia que a vida não valia mais a pena. 

Ouvimos aquele irmão com muita atenção e após o seu desabafo percebemos que aquele desejo de ter sempre mais acelerou uma ambição desenfreada, ocasionando assim uma grande insatisfação pela vida, já que todo aquele desejo do “ter” fez esquecê-lo do “ser”. Aquela felicidade era passageira, podia comprar o que queria não importando os valores, mas logo sentia que tudo aquilo não o deixava  mais feliz.

Todos sabemos que devemos aprender a dar valor à nossa verdadeira propriedade, que são os bens da alma: inteligência, conhecimento e qualidades morais. Todos nós quando sairmos daqui não levaremos nada do que é material, somos apenas usufrutuário. No plano espiritual a maior riqueza que podemos levar é a caridade, isto é, todo bem realizado em favor do nosso próximo.

A verdade está bem próxima de nós. Todos os dias estão sendo mostrados grandes personalidades desencarnando, cheios de bens, troféus, homenagens, flores, placas... O homem de posses, se realmente aproveitar a sua caminhada no plano terreno, deve pensar, trabalhar e agir na prática do bem sem causar nenhum dano a ninguém, pois, após a morte prestará contas de todo o dinheiro mal ganho. Infelizmente, vivemos num mundo carente de valores éticos e morais. 

O ser humano quer ganhar a vida de qualquer maneira, procurando um meio de tirar vantagem, mas esquecem do tribunal da consciência, que mais cedo mais tarde ela será cobrada. Nenhum bem material, nem cargos, nem destaque social e político vai nos deixar vivermos felizes escutando o choro e lamentos das pessoas a qual prejudicamos. Viver em paz é ter a consciência tranquila, e se assim agirmos a felicidade  chegará. 

Se ainda der tempo, vamos driblar estas ansiedades, tristezas e desalentos, buscando  ajuda na religião, na família, com amigos, mas jamais entrarmos no “buraco” do desespero. O tempo nosso é curto mas todos temos uma oportunidade da REAVALIAÇÃO da nossa vida.

Não desanimemos de caminhar ao nosso aprimoramento. Vamos aprender com novas lições. As dificuldades, os espinhos que passarem em nossa vida, são provas que se passadas com fé em Deus serão sanadas, com certeza. Confiemos que o Mestre Jesus segue sempre à nossa frente, pela nossa vitória. Estejamos seguros e alertas para as dificuldades da caminhada, mas sempre levando em nosso coração, que o mais importante é termos a consciência tranquila para o que der e vier.

Chico Xavier, recomenda: “Não espere viver sem problemas, de vez que problemas são ingredientes de evolução, necessários ao caminho de todos”.


PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

5 Minutos De Espiritismo - 18-02-2019

Programa de rádio '5 Minutos de Espiritismo', produzido pelo Lar Espírita André Luiz, da cidade de Santo Ângelo-RS, que vai ao ar toda segunda-feira às 12:15h pela Rádio Sepé 540.

5 Minutos De Espiritismo - 18-02-2019

Áudio em vídeo. Você não precisa sair do blog para ouvir, basta dar play no vídeo abaixo.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

PRESENÇA ESPÍRITA 2019-02-12 - Você é uma pessoa grata?

VOCÊ É UMA PESSOA GRATA?

Esta semana, um irmão nosso, muito triste veio desabafar sobre um desconforto que estava vivendo. Dizia ele, que um familiar seu estava sendo muito ingrato em relação  à sua pessoa. E é sobre este tema que abordaremos  o porquê  deste sentimento que ocorre, na maioria da vezes, por familiares, por amigos.

A gratidão é um sentimento grandioso, mas muito escasso nos dias de hoje. Primeiramente, o que realmente é o mais importante é procurarmos fazer o bem a todos que cruzarem em nosso caminho, sem esperar nenhuma recompensa e nenhum reconhecimento. 

Não nos revoltarmos contra atos infelizes de amigos, familiares, companheiros de trabalho que retribuem com a indiferença, com o orgulho, todo o bem recebido. A nossa doação deve ser sempre desinteressada e sem esperar benefícios em troca, pois se o fizermos estaremos sendo egoístas e quem cobra gratidão é vendedor do bem. 

Os benefícios sempre abrandam os mais duros corações e se forem esquecidos neste plano, com certeza no outro plano não o serão.

Se soprarem decepções por um motivo ou outro, não vamos nos desencorajarmos, se solicitados pela mesma pessoa, vamos ajudá-lo sem interesses. É difícil, sim, mas o que conta é a nossa consciência, o nosso bem estar com Deus. 

Os melindres, os desentendimentos, as mágoas, aparecem sempre quando cobramos a amizade, o respeito, a consideração e a compreensão daqueles que ajudamos. A ingratidão nos traz doenças da alma e todos nós, se ficarmos com ela, não estaremos imunes.

Todos os que se doam em benefício de um filho, do pai, da mãe, de um amigo, de um carente desconhecido, jamais devem pensar em retribuição. Vamos servir sem perguntar, amparar com amor, socorrer quem realmente precisa naquele momento. Por que pensarmos em retribuições, em cobranças posteriores, em benefícios futuros?

Sejamos gratos a Deus, todos os dias, pela nossa vida, pela nossa saúde, por estarmos falando, andando, ouvindo; sejamos gratos em podermos consolar os aflitos que nos procuram buscando uma palavra amiga que lhes conforte o coração. Isso é gratidão. 

Não vamos ser cobradores das nossas boas ações; não vamos trocar o nosso modo de agir e de ser àquelas pessoas que nos magoam, ao contrário, sejamos sempre aquela mesma pessoa. Vamos seguir o que recomenda nosso querido Chico Xavier. “Se o ingrato percebesse o fel de amargura que lhe invadirá mais tarde o coração, não perpetuaria o delito da indiferença.” Sirvamos e esqueçamos os ingratos, pois mais cedo ou mais tarde, se defrontará com o tribunal da própria consciência. 

Não tenhamos constrangimento de pedirmos perdão, às ingratidões que às vezes cometemos, e acreditemos que o leme do nosso coração cada vez mais se abrirá para o nosso crescimento espiritual, pois as lições de vida da nossa passagem , neste vestibular é o que nos oferecerá novas oportunidades de melhoria interior.

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho e até terça-feira.

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

Postagens recentes