segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

5 Minutos De Espiritismo - 31-12-2018

Programa de rádio '5 Minutos de Espiritismo', produzido pelo Lar Espírita André Luiz, da cidade de Santo Ângelo-RS, que vai ao ar toda segunda-feira às 12:15h pela Rádio Sepé 540.

5 Minutos De Espiritismo - 31-12-2018

Áudio em vídeo. Você não precisa sair do blog para ouvir, basta dar play no vídeo abaixo.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-12-04 - Você é uma pessoa triste?


VOCÊ É UMA PESSOA TRISTE?

Um dos nossos maiores problemas espirituais é a falta de fé em nós e em Deus. Se a dúvida chegar em nós, a insegurança poderá nos dominar, e junto com ela surgirá a ansiedade. Somos ansiosos por tudo e com todos. 

Este descrédito nos traz sentimentos, que muitas vezes, não encontramos o porquê de estarmos passando por esta provação. Surgem os questionamentos, a ida ao médico e a necessidade do remédio contínuo.

Muitas pessoas dizem que terão fé quando Deus realizar seus pedidos e quando isto não acontece acham que Deus os abandonou. 

O fato, é que nada fazem para que a mudança aconteça. Outro dia mesmo, conversando com uma velha conhecida, ela me perguntava com a voz muito embargada e abatida: - O que posso fazer para que eu não me sinta sempre triste e não achando graça de nada? – Minha irmã, esta tua ansiedade deve ter uma origem, talvez alguma decepção, algum momento triste vivenciado, alguma conversação que te magoou, e se isto perseverar poderá te levar a depressão. A alimentação de pensamentos tristes trazem perturbação. 

Se quiseres sair desse “buraco”, rejeite os pensamentos inferiores, como; não se gostar, descuidar-se da aparência pessoal, ficar chorando a todo instante, dormir o dia inteiro e não querer ver ninguém. Acorda, tome conta de si mesma, levanta a cabeça, te goste em frente ao espelho, te arrume, use o melhor perfume todos os dias, mesmo se ficares em casa: lembra-se que tem filhos e marido. Eles são importantes como você é para eles. 

Abandone todas as sensações de tristeza e valorize a vida. Aprenda a se controlar em todos os instantes nos caminhos do dia a dia. Você tem poder para esta mudança, basta querer, pois no momento que sentir o teu poder, verás que ele é bem maior do que você pensa. Acredite, estes males são passageiros mas se alimentados vão permanecer. Seja forte e corajosa. 

Tenha fé em Deus, em Jesus e nos amigos espirituais que temos. Comece o dia com alegria, abrindo a janela do coração para a luz, saudando ao sol, ao cônjuge que está ali do teu lado segurando a tua mão, e tenha uma certeza: todos somos os comandantes de nossa vida.

A felicidade que almeja não está fora de nós. É necessário que a busque em seu íntimo, pois a felicidade é Deus, e Deus habita em você. Confiemos que Jesus segue à nossa frente, por nossa vitória, e sempre nos espera de braços abertos. 

Nada temas, cabeça levantada e sentimento de amor, acima de tudo. Muita fé, muita esperança e a certeza de que o dia de amanhã será bem melhor.
Esta foi a nossa conversa, e no final sentimos que a nossa irmã já estava sentindo-se bem melhor. Missão cumprida.

Chico Xavier recomenda: “Se você está num momento, considerado talvez, como sendo o pior de sua vida, siga adiante com o seu trabalho, na certeza de que se hoje o céu aparece toldado de nuvens, a luz voltará no firmamento e o dia de amanhã será melhor. Seja qual seja o seu problema, conserve FÉ EM DEUS e FÉ EM VOCÊ MESMO, sem desistir de trabalhar”.

Aos queridos leitores e amigos deixo o meu carinho e até terça-feira.

PRESENÇA ESPÍRITA
Texto: Maria  Loní Madrid

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-11-27 - Esperança? Sim!


ESPERANÇA? SIM!

Estamos vivendo um momento mundialmente de violências e intranquilidades. As pessoas, diariamente sentem, através de burburinhos, conversações muito negativas, ocasionando assim, uma tensão emocional que as leva a acreditar, de que realmente, as esperanças se foram.

A nossa mente é o carro chefe que puxa para o lado que quisermos. Se formos, intensamente negativos, tudo será negativo, mas se levarmos a serenidade, o equilíbrio, o pensamento positivo, a tranquilidade que, com certeza nos cercará. 

A mente tranquila é o alicerce da paz interior, por isso, temos que aprender a silenciar a nossa mente para que, realmente possamos sentir e ver a presença do nosso Pai junto a nós. Sabemos, que há necessidade de irmos em busca do silêncio pois ele nos acalma, nos relaxa e nos faz bem.

Em vez de pensarmos negativamente, que tal começarmos o dia perguntando como e a quem posso servir hoje? Todos os dias encontramos pessoas que em suas conversas só encontramos assuntos tristes, com desalentos e sentimentos negativos. 

Ali está o momento oportuno de ajudar, de servir aquele irmão tão abatido pela desesperança. A caridade é também benevolência e a indulgência é o perdão às ofensas para as nossas imperfeições.

Quando estamos prontos e dispostos a servir ao próximo, não quer dizer que estamos dando esmolas, e sim que também estamos recebendo. Nosso quadro mental pode determinar nossa felicidade ou infelicidade. 

Somos o que pensamos, e se pensarmos e retribuirmos o amor, a paz, o perdão, a bondade, nossos medos e temores irão embora da nossa mente, pois na medida em que passarmos para o nosso próximo estas vibrações mentais positivas, sairemos muito melhores e também uma certeza, de que aquela conversação não foi por acaso. 

Por isso, devemos e precisamos ter sempre em nossa mente bons pensamentos.

Deus não castiga ninguém. Somos nós que nos castigamos com a ignorância dos maus pensamentos. Mentalizemos SEMPRE QUE Deus é Misericordioso e que, Ele estará sempre ao nosso lado, nos intuindo, nos fortalecendo em proporcionar sempre os bons pensamentos e nos dar uma direção do bem, da ajuda e do amor ao próximo. 

Não vamos nos contagiar com as circunstâncias do momento. Não deixemos a desesperança nos afetar, ao contrário, esperança de dias melhores para o mundo e muita fé em Deus nosso Pai Supremo.

CHICO XAVIER, recomenda: “Agradeces, ditoso, os talentos da provisória tranquilidade que te enriquecem os dias, mas aplica alguns momentos no concurso fraterno, a benefício dos que choram sem esperança”.

Aos queridos leitores e amigos deixo o meu carinho e até terça-feira.

PRESENÇA ESPÍRITA
Texto: Maria Loní Madrid

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-11-20 - Estamos de consciência tranquila?


ESTAMOS DE CONSCIÊNCIA TRANQUILA?

Enquanto estivermos encarnados, estaremos sempre às voltas com dificuldades e lutas. Todos somos imperfeitos e não seremos poupados pela Divindade de passarmos pelas provações que se nos apresentam.

Como cristãos devemos encarar esta existência material como um curso de provas, e ela virá de várias formas. Devemos ter consciência de que este planeta é um local de expiação e dor e na medida em que aceitarmos com resignação, com certeza seremos purificados.

Na semana que passou recebemos uma irmã que chegava chorosa, triste e desanimada pela provação que estava passando com um familiar que há longa data encontrava-se no leito, dependendo de tudo e de todos. 

Viera a nos pedir uma ajuda, uma palavra que a confortasse, pois suas forças estavam enfraquecidas. Pedimos, então, àquela irmã que fôssemos ao ar livre, e junto de uma erva medicinal, fizemos uma prece fervorosa a Deus, a Jesus, aos médicos do espaço, para que fossem misericordiosos com aquela irmã, anciã, enferma, hospitalizada e que naquele momento estivessem ao seu lado passando a nossa energia de luz, de entendimento, de perdão e de piedade, àquele corpo físico tão fragilizado pela doença. Com muita fé e amor oramos e agradecemos a visão que nos fora mostrada. 

Ao concluirmos a prece, essa irmã, já dizia estar sentindo-se mais calma e despediu-se mais tranquila.
Voltara, ela ao hospital, e lá chegando, a notícia: o desencarne acontecera momentos atrás. Fora, exatamente no momento da prece.

Acreditemos em nossa força interior e tenhamos fé em Deus, nosso Pai, jamais nos abandonará, nem mesmo na mais difícil provação. A dor é transitória e a doença também e tudo é transformação.

Depois da morte, continuaremos a ser o que já somos, ele não nos fará nem melhores e nem piores. Seremos a mesma pessoa sempre. Por isso, devemos viver neste plano terreno no bem, servindo, amparando sem escolhas de posição social ou credo. Todos sairemos ou voltaremos para a vida eterna. E àquela irmã, que nos procurou, dizíamos: missão cumprida, consciência tranquila. 

Aceita o sofrimento que passaste, sem revolta e desespero, mas com resignação e tranquilidade na alma, pois assim como tudo chegou, também partiu. Fé em Deus e caminhando sempre no fazer o bem.

Nosso querido Chico Xavier, recomenda: “Lembra-te que podes auxiliar e serve quanto possas. Pela fé subirá ao Senhor com a tua súplica, mas pela caridade o Senhor descerá ao teu encontro para que as tuas mãos se enriqueçam de amor na construção do Reino da Luz”.

Aos queridos leitores, amigos deixo o meu carinho e até terça-feira, com muita paz!



PRESENÇA ESPÍRITA
Texto: Maria Loní Madrid

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-11-13 - O valor de um sorriso


O VALOR DE UM SORRISO

O sorriso é a expressão de alegria. É um sentimento espontâneo, que pode ser ocasional, contínuo, normal, paliativo ou disfarçado. Mostrar alegria e paz é garantir um diálogo sadio, já que o riso estimula a ação neurotransmissora e a liberação da endorfina, que é um ótimo analgésico.

Pessoas que não soltam as emoções e não riem ou choram, têm riscos mais elevados de distúrbios e problemas cardíacos, e em qualquer idade, quem ri tem menos chances de adoecer. 

É bom que evitemos a sisudez e a carranca, mas nem por isso, a alegria deve ser confundida com balbúrdia, gargalhada ou vozerio. A iluminada Joanna de Ângelis, mentora do médium Divaldo Pereira Franco, nos diz: “Devemos contaminar de alegria os que perderam as motivações para lutar. A noite é véspera do amanhecer, a sombra é somente a ação da luz ausente”. 

O rosto nos mostra como estamos. No franzir de testa, onde transparecem desânimos, frustrações... Movimentamos sessenta músculos, e no entanto, para demonstrarmos a alegria, a felicidade, os pensamentos positivos, movimentamos somente dezesseis músculos. Não é difícil, no dia a dia, olhar, espalhar e colocar em prática o calor de um sorriso. 

Sorrir custa tão pouco mas rende muito. Retribuir o sorriso que recebemos é um ato de respeito e amor, então, correspondamos na mesma intensidade. Lembremos, que muitas vezes, aquele que nos abana com um sorriso tem necessidade de sentir o nosso carinho, e nós sabemos que no impacto do sorriso iremos perceber se a vibração é boa ou maledicente. Quanto nos custa responder um cumprimento? – Vou bem! Estou com saúde! Estou feliz!...

É na serenidade de um sorriso que mostramos a nossa paz e a palavra gentil logram resultados preciosos. O mundo necessita de luz para superar as sombras dominantes. Estendamos a luz do sorriso aos tímidos, aos desanimados, aos doentes, aos revoltados. Ninguém está só, que até guardiões temos! Alegremo-nos!

Aproveitemos a eficácia deste medicamento tão eficaz para a nossa vida e agradeçamos sempre por este sentimento espontâneo de repassarmos esta energia salutar que remove montanhas, e que o calor do nosso sorriso seja o bálsamo do amor, da aproximação e da amizade fraterna. Pensemos seriamente sobre isso!

Chico Xavier, recomenda: “Alegria é o cântico das horas com que Deus te afaga a passagem do mundo. Ainda mesmo que tudo pareça  conspirar contra a felicidade que esperas, ergue os olhos para a face risonha da vida que te rodeia e alimenta a alegria por onde passes. Abençoa e auxilia sempre, mesmo por entre lágrimas.”

Aos queridos leitores e amigos deixo o meu carinho e até terça-feira!



PRESENÇA ESPÍRITA
Texto: Maria Loní Madrid

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

5 Minutos De Espiritismo - 2018-11-12

Programa de rádio '5 Minutos de Espiritismo', produzido pelo Lar Espírita André Luiz, da cidade de Santo Ângelo-RS, que vai ao ar toda segunda-feira às 12:15h pela Rádio Sepé 540.

5 Minutos De Espiritismo - 12-11-2018

Áudio em vídeo. Você não precisa sair do blog para ouvir, basta dar play no vídeo abaixo.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-11-06 - O dissabor chegou. Como enfrentá-lo?


O DISSABOR CHEGOU. COMO ENFRENTÁ-LO?

Um dos grandes males que nos aflige é a sensação de incapacidade e inferioridade que sentimos diante de uma dificuldade a ser superada. O ser humano, cheio de imperfeições, pois ninguém é perfeito, acha que jamais terá ânimo, muitas vezes, para enfrentar dissabores, pois o sentimento de busca do isolamento o torna uma pessoa triste para com todos.

O grande erro do ser humano tem sido na procura apenas nas farmácias, esquecendo de que a doença, muitas vezes, nasce em nosso íntimo. Quando algum dissabor aparece em nossa vida, imediatamente achamos que fomos abandonados por Deus e na busca de questionamentos caímos em depressão, pois também achamos que até os amigos nos abandonaram. Se maltratarmos o nosso pensamento com descrenças, medos e solidão, é certo que a doença física vai aparecer. Nossa felicidade e libertação de pensamentos negativos dependem apenas de nossas atitudes.

Nossos amigos espirituais nos ensinam que para vencermos nossas mazelas devemos fortalecer nossa força de vontade. E como buscá-la? Primeiramente, confiando na Divindade, é nunca imaginarmos que não vamos vencer esta ou aquela dificuldade, é mandarmos embora os pensamentos negativos, é irmos em busca da religião, é irmos ao encontro de ajuda de amigos sinceros, e não entrarmos no buraco do isolamento, é deixarmos o orgulho de lado, é sermos determinados para vencermos este momento, que será passageiro, em nossa vida, tendo uma certeza de que tudo vai passar e que nada de ruim será para sempre.

Não vamos nos entregar com espinhos e temporais que apareceram no caminho, pois tudo isso são provações, que se enfrentadas com fé, perseverança e coragem, será vencida. Por isso, que a prece é necessária para a alma, pois ela funciona como um alimento. Àquele que recorre à prece fica mais calmo e seguro, confiante no poder de Deus.

Não podemos esquecer jamais de que somos testados em nossa fé em vários momentos da nossa vida, e se vivemos num planeta de dor, provas e expiações, é porque ignoramos as leis sábias e divinas que nos regem. Portanto, mudemos o nosso comportamento com atitudes de mais fé em Deus, na medicina terrena que tanto tem salvado nossos doentes, nos amigos tesouros que podemos contar sempre, enfim, se mudarmos nossas atitudes, tudo mudará em nossa volta.

Nosso querido Chico Xavier recomenda: “Ninguém progride sem dificuldade a vencer. Não perca tempo, lembrando episódios tristes. Se você está num momento, considerado talvez, como sendo o pior de sua vida, siga adiante, na certeza de que se hoje o céu aparece toldado de nuvens, a luz voltará no firmamento, e o dia de amanhã será melhor”.

Aos queridos leitores e amigos deixo o meu carinho e até terça-feira.

PRESENÇA ESPÍRITA
Texto: Maria Loní Madrid

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-10-30 - Vamos abrir nosso coração?

VAMOS ABRIR O NOSSO CORAÇÃO?

Temos lido muitas obras do querido médium espírita Divaldo Pereira Franco, a quem tivemos o privilégio do diálogo pessoal e realizarmos duas entrevistas, quando aqui aportou. Nestas leituras, chamou-me a atenção quando ele aborda o assunto da renovação moral, isto é, especificamente, no que tange ao conflito conjugal em que as famílias estão enfrentando nos dias de hoje. 

E ele, cita a pergunta 685, letra A, de O Livro dos Espíritos, que fala a respeito do dever dos filhos em relação aos pais idosos, no momento em que suas forças se debilitam, e os pais se sentem numa situação deplorável. 

Os exemplos estão aí todos os dias, é só ver TV, ler a coluna policial... E Kardec afirma que não se trata da educação formal, através dos livros, mas a educação moral, aquela que tem a ver com os nossos valores de natureza ética, porque a educação é o maior inimigo da crueldade e do materialismo. 

E como impedir a presença dos conflitos conjugais? “Mantendo uma postura espiritual, vivendo religiosamente, abraçando o amor como sendo a nossa âncora de salvação. Quando a união se alicerça na espiritualidade, os cônjuges podem dialogar com tranquilidade, desculpar-se um perante o outro, falar de suas dificuldades, explicar os problemas que os atormentam, as necessidades interiores que lhes caracterizam a alma, abrir o coração. 

Não se trata dessas confissões vulgares em que a pessoa pede perdão, arrepende-se e volta a repetir o mesmo erro, o mesmo engano, mas sim de uma atitude positiva de solidariedade, de respeito, de comunhão, de alta consideração. 

Só no momento em que a ternura toma conta da criatura é que o amor se expressa e pode haver uma coabitação afetiva.” E Divaldo continua com a sua sabedoria discorrendo sobre o tema: “Há, no indivíduo, a necessidade de conjugar seu sentimento com outrem, de fundir-se no outro, e naturalmente a carícia, a ternura e o amor verdadeiro fazem com que a família esteja perfeitamente estruturada. 

E Divaldo, encerra dizendo: “Os dedos das mãos nasceram na mesma hora, mas são diferentes, para poder ajustar-se no ato de pegar. Nós somos diferentes uns dos outros, mas que as nossas diferenças sirvam para nos ajudar na verdadeira união.”

Queridos leitores e leitoras, reflitamos sobre o assunto e prestemos um pouco mais de atenção nos afetos que estão ao nosso lado. Pensemos com carinho.

Chico Xavier, recomenda: “Não sacrifique a paz do lar com discussões e conflitos, a pretexto de honorificar essa ou aquela causa da Humanidade, porque a dignidade de qualquer causa da Humanidade começa no reduto doméstico.”

Deixo o meu carinho aos leitores e até terça-feira, com muita paz!

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-10-23 - Em busca da serenidade

EM BUSCA DE SERENIDADE

Todos nós desejamos a paz interior e queremos buscá-la sempre, todos os dias, mas o que acontece é uma intranquilidade. Na busca desta paz nos preocupamos demais com aquilo que não podemos mudar ou controlar. Gostaríamos de poder mudar o passado, mudar o comportamento do outro, mudar... 

Mas o que acontece é que no final de tudo vira uma obsessão. As pessoas ficam preocupadas com o que ainda vai acontecer e ficam apavoradas com pensamentos exaustivos, e no final, depois de tudo o que passou percebem que sofreram por antecipação e que perderam tempo, sono, saúde, e até amigos, com os excessos.

Devemos tomar cuidados com este tipo de preocupação. Seguidamente, recebemos no atendimento fraterno, da Casa Espírita, pessoas desesperadas com situações vividas com familiares tomados por vícios e doenças emocionais, e que nada fazem em busca de ajuda, com preocupações, lamentações e desespero. Todos buscam uma resposta, e o que dizer?

É claro, que a família quer proteger ou até mesmo controlar, mas também, talvez estejam negando a oportunidade deste familiar resolver os seus próprios problemas, isso não quer dizer que deixem de aconselhar, explicar o que está acontecendo, mas nem por isso, devem entrar no desespero com exageros, como: fiscalizar a vida do familiar, perder o sono, ficar deprimido, ficar com complexos de culpa, buscar isolamento. 

A vida nos mostra, todos os dias, que o excesso de preocupação com os outros nos leva a atrairmos doenças físicas e psicológicas. Não podemos resolver os problemas do mundo, porque cada um recebe o que pediu.

Que tal deixarmos esse olhar de preocupação para o olhar de uma distração saudável, como: ouvir música, assistir uma palestra espírita, brincar de roda com os netos e, levá-los no parquinho? É muito importante que não nos sintamos na obrigação de resolver todos os problemas do outro. É indispensável que fujamos de tudo o que for negativo e que busquemos o convívio de pessoas positivas e de ambientes de paz, esta paz tão almejada.

Como sugestão: escolher uma causa e dedicar-se somente a ela e acreditar que no momento desta dedicação, todas as preocupações, os pensamentos negativos, as energias escuras se perderão e somente a causa abraçada os levará para a paz, para a confiança, para a fé no Supremo Pai, que nunca desampara aquele que Nele crê e nunca esquecendo que “a serenidade é conquista que se consegue a esforço pessoal e passo a passo. A tua paz é moeda arduamente conquistada, que não deves atirar fora por motivos irrelevantes.” ( Joana De Ângelis)

Aos queridos leitores e amigos o meu carinho, com muita paz. Até terça-feira.

PRESENÇA ESPÍRITA
Texto: Maria Loní Madrid

terça-feira, 16 de outubro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-10-16 - Você presta atenção nos seus pensamentos?


VOCÊ PRESTA ATENÇÃO NOS TEUS PENSAMENTOS?

A sabedoria popular nos ensina que enquanto há vida, há esperança, e temos de acreditar que assim é. Não está, por acaso, a história da medicina repleta de casos considerados perdidos e que se recuperaram?

Todos somos capazes de viver uma vida de intensa alegria, porque dentro de nós existe um espírito humano muito forte para superar as dores e as desilusões, embora muitos ainda duvidem, é possível sim, buscar essa força interior para agir e criar momentos de alegria. 

Crises financeiras, problemas de saúde podem aparecer na vida de todos nós, mas nem por isso vamos deixar que o desânimo tome conta da nossa vida, do nosso pensamento, da nossa fé no Supremo Pai. Não importa o que aconteça e a verdade é que ninguém está desamparado, sempre haverá uma luz no fim do túnel. 

Não vamos enfraquecer a nossa fé com pensamentos vazios, tristes, depressivos com desesperanças. Podemos perder muitas coisas, menos a esperança. Trazemos dentro de nós forças com extraordinários poderes, acreditando, sempre, em Deus e Jesus e em nossos amigos espirituais que sempre estão ao nosso lado.

A nossa vida é uma escola, e tudo é um aprendizado, e este, quando bem aproveitado só trará crescimento espiritual. Não podemos fugir das chamadas crises da vida, que um dia surgirão, mas partirmos para o desespero de nada adiantará. 

O mais importante não é sabermos que o infortúnio baterá à nossa porta, mas principalmente recebê-lo sem revolta, procurando colocarmos em prática, todas as lições de coragem, de ânimo, de paciência, e da Fé que o Mestre nos ensinou. As provações ou crises da vida é para todos, ninguém está imune.

Num mundo difícil como o que nos encontramos, é importante estabelecermos a paz, o equilíbrio, principalmente, quando estamos em conversações em que a cordialidade do modo de pensar são divergentes. 

Tudo reflete em nossa mente e corpo físico. Mesmo quando estamos desalentados, a saúde espiritual nos solicita pacificação de nós mesmos. É uma ilusão de nossa parte tentarmos consertar o mundo interior do outro, se descuidarmos do nosso.

Vamos prestar mais atenção em nossos pensamentos, em nossas falas, em nossa vida. Afinal, a vida é todos os dias e cada dia é muito importante. Vamos transmitir em nosso dia a dia a alegria, a paz e a esperança de que tudo passa nesta vida e que nada é para sempre.

Nosso querido Chico Xavier, recomenda: Se você ainda ignora as verdades da vida, ore para que o seu espírito consiga assimilar as lições que o Mais Alto lhe envia.”

Aos queridos leitores e amigos deixo o meu carinho e até terça- feira.

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-10-09 - Preciso de paz, como encontrá-la?

PRECISO DE PAZ, COMO ENCONTRÁ-LA?

De todos os elementos necessários para criar uma vida de alegria, o mais importante é a paz interior, muito embora, às vezes, achemos difícil, cada um de nós é capaz de desenvolver uma sensação de paz. 

Alguns encontram a paz através de atividades de lazer, caminhando, lendo livros de autoajuda, e muitos buscam a sua religião através da prece. Todos nós almejamos coisas boas para a nossa vida. 

O ser humano pede tanto, e somos agraciados com tantas maravilhas, mas infelizmente, muito poucos os que alcançam estas graças e que pensam e agradecem. 

Uns têm muito, outros quase nada e outros ainda nada. As pessoas só vão reconhecer após as perdas. Ainda, a preocupação maior são os fatos e as pessoas, dando motivos intensos desta paz que todos procuram.

A busca pela paz interior é parar de nos preocuparmos com aquilo que não podemos mudar ou controlar. De nada vai adiantar falar, explicar, exemplificar, se a pessoa não mudar o seu quadro mental, pois o que resultará de tudo isso que o ser humano, muitas vezes, é “cabeçudo” e não aceita ideias renovadoras. 

Não podemos ter preocupações excessivas com os problemas dos outros. Nos preocupamos com aqueles a quem amamos porque queremos evitar que sofram. Às vezes, deixamos a nossa vida de lado para ir em socorro deles, mesmo quando não querem se ajudar.

Divaldo Pereira franco, em uma das muitas exposições que faz, certa vez fora convidado para expor em um reformatório feminino, onde aquelas mulheres sofridas queriam e precisavam ouvir palavras que as consolassem, ou mesmo, aliviassem um pouco daquele sofrimento e do ambiente triste em que estavam. 

Em pensamentos, pediu a sua mentora Joana De Ângelis que lhe inspirasse para que realmente pudesse consolar aquelas irmãs que ali estavam, ansiosas por aquele momento. E Divaldo, perguntava: “O que seria a coisa mais importante na vida? E, aos poucos, aquelas mulheres respondiam: ´E o amor? É a saúde? É o dinheiro? É a liberdade? E a cada indagação, Divaldo, com a sua postura mediúnica respondia carinhosamente àquelas dúvidas que as levaram para todas as dificuldades terrenas que estavam passando. 

E novamente ele fez a pergunta: Afinal, a coisa mais importante, o que é? É A PAZ DE ESPÍRITO, a consciência tranquila que é a verdadeira paz da felicidade, porque decorre de uma conduta reta, sem erros a ressarcir, de um coração pacífico, sem mágoas nem paixões, de uma consciência tranquila, que é o resultado de outras aquisições. 

Sabemos que o MESTRE nos ensinou a usar as coisas, as posses, sem depender delas. A viver o amor sem o corromper: a resguardar a saúde, a fim de preservá-la. A paz, ELE, nos deu, afirmando ser uma paz que o mundo não podia dar, mas só ELE poderia conceber. 

E como buscar essa PAZ?  Através da abnegação, do trabalho, da dedicação ao próximo. Esta é a PAZ que nos dá a verdadeira felicidade. A PAZ DE ESPÍRITO.”

Queridos leitores, deixo esta profunda reflexão, para que todos possamos acreditar que existe uma FORMA IMANENTE que nos dirige e nos fortalece. Com carinho, e até terça-feira.


PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní  Madrid

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-10-02 - Idoso: nosso retrato do futuro!

IDOSO: NOSSO RETRATO DO FUTURO!


No Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, questão 685, indaga aos Espíritos: Tem o homem o direito de repousar na velhice?

Sim, que a nada é obrigado senão de acordo com as suas forças.

Estamos vivendo a semana do idoso. Muito se comenta sobre o assunto, que não é mais que uma oportunidade de uma etapa a se vencer, pois dizem que, quem chega na velhice é porque está vivo. Antigamente algumas sociedades mantinham em seu seio, grupos formados por idosos, os quais eram respeitados, tornavam-se conselheiros para as decisões mais importantes. Hoje, a inversão de valores se faz muito presente e o mais importante é o ter e não o ser. Esta é uma triste realidade que vivemos nos dias atuais. Não podemos desconhecer o valor fraternal que nossos idosos nos passaram através do tempo. Respeito, dedicação, religiosidade e muito sacrifícios dedicados no dia a dia para o alcance de objetivos ao crescimento dos filhos.

Não é por vivermos um certo número de anos que envelhecemos. O verdadeiro envelhecimento acontece quando o ser humano perde a alegria de viver e de amar. Nosso idoso de hoje, precisa continuar aprendendo e acreditando para viver uma velhice serena, procurando se aprimorar no desejo do prazer que a vida pode lhe proporcionar. O idoso não pode ter receios de aprender novas etapas, como: viajar, pintar quadros, dançar, participar de trabalhos voluntários. É muito importante que o idoso não perca a vontade de ser útil, expressando e colocando em prática tudo quilo que os anos lhe ensinaram.

É comum ouvir pessoas falando que idoso tem que ficar em casa; que idoso tem que ir para o asilo; que idoso só atrapalha... Não, ser idoso não significa o fim, pelo contrário, é despertar para leituras edificantes, não ser obstáculo para a família. A velhice não tem idade. A idade está dentro de nós e isso depende muito do nosso preparo interior, da nossa mente.

Que tal prestarmos mais atenção nos nossos idosos sem críticas? Se ele fala alto, escuta pouco, anda devagar, esquece com frequência, repete muito.... Tudo isso faz parte da sua caminhada. Devemos olhar o nosso idoso com  carinho mas jamais com piedade, pois ELES são o nosso retrato do amanhã.
Vamos deixar o medo da velhice e vamos aproveitar as vantagens que ela nos traz, como: tranquilidade da missão cumprida e a sabedoria com os anos vividos.

Não esqueçamos que o jovem de hoje será o idoso de amanhã. Não vamos inverter os valores, por estarmos no século 21. O idoso é intensamente carente de afeto, em sua maioria, por isso, todos nós jovens, meia idade, precisamos dar e receber amor e acima de tudo, respeito  e consideração.
Nosso Chico Xavier, recomenda: Não tente  se descartar dos parentes difíceis com internações desnecessárias em casas de repouso, porque a desvinculação real virá nos processos da natureza, quando você houver alcançado a quitação dos próprios débitos ante a VIDA MAIOR.

Aos queridos leitores e amigos deixo o meu carinho, e em especial aos queridos idosos.
PRESENÇA ESPÍRITA
Texto: Maria Loní Madrid

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-09-25 - Amor: remédio de cura?


AMOR: REMÉDIO DE CURA?

Chega-me em minhas mãos, uma história muito bonita que faz parte da literatura espírita, através do nosso querido médium Divaldo Pereira Franco. 

Sabemos, que em nossa vida, todos temos situações que consideramos difíceis, como: a doença que bate à nossa porta, a perda de um ente querido, o desânimo, a tristeza, e que alteram todas as emoções da nossa alma.

Achamos que nada mais vale a pena e que tudo está se perdendo. As pessoas estão, cada vez mais, agressivas desalentadas, irradiando energias negativas de todos os lados, os meios de comunicação estão aí mostrando mazelas do ódio, do crime, da insegurança, da desconfiança. 

E todos se tornam muito desanimados com tudo. Será que existe alguma medicação para estes males? Será que ainda temos esperanças de ouvirmos falas que nos levem a mandar embora todas estas situações desanimadoras? Então, vamos à história?

“Dois homens estavam internados numa clínica de saúde aguardando cirurgia. O leito do primeiro estava diante de uma janela e o do segundo ficava encostado a uma parede. Em certos momentos, o que estava perto da janela, olhava para fora e se maravilhava com o céu muito azul, árvores verdes como esmeraldas, com frutos belos e coloridos. 

Também, falava que via pássaros contentes, brincando com seus ramos. Via crianças correndo, na praça com suas mães muito felizes. E assim, todos os dias, ele desenhava para seu companheiro de quarto, quadros de infinita beleza com muito entusiasmo, o que o amigo ficava emocionado. 

O tempo foi passando, e um dia o paciente do lado da janela, retornou ao lar. Então, o paciente do outro lado do quarto, pediu à enfermeira que o colocasse no leito perto da janela. Após acomodado, o homem ansioso, olhou pela janela aberta a fim de contemplar o belo jardim. Ficou decepcionado quando constatou que, à sua frente havia apenas um muro alto e cinzento".

Vejam, o paciente, após meditar por muito tempo sobre o comportamento daquele homem, não entendia o porquê de ele enxergar um jardim onde só havia muralha; ver crianças felizes brincando na praça. Como uma pessoa doente, cheia de dores físicas ainda compartilhava paisagens de luz e beleza? Como ainda tinha ânimo para a alegria? Para a esperança? Para a fé? A consolação?

Esta história, nos dá uma verdadeira lição de vida. Ela nos mostra que devemos olhar o mundo, abrindo janelas de amor, de bondade, de solidariedade, de esperanças e não deixando lugar para estas mazelas que assolam o mundo. 

Tenhamos sensibilidade para afagar as pessoas que se acham desanimadas, torturadas pelo desespero, entristecidas pela doença, desencantadas pelas tribulações que ora estão enfrentando. Que tal mudarmos o rumo de tudo isto?

Vamos trocar a hostilidade com que geralmente tratamos as pessoas, pela gentileza: vamos destravar a nossa cara amarrada, sorrir mais, expor uma palavra de apoio a quem precisa, e que este sentimento seja um remédio para o corpo e para a alma, curando quem ama e quem é amado. 

Lembremos que o amor é a energia mais poderosa do mundo. Não esqueçamos que o amor que damos aos outros é o amor que voltará correndo para nós.

Pedimos o remédio? Ele está à nossa disposição. Não custa nada, é só abrirmos o nosso coração para a retribuição do amor. COM AMOR VENCEMOS O MUNDO!

Aos queridos leitores e amigos que todos os dias conquistamos, o meu carinho e até terça-feira.

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-09-18 - Estamos ao lado de pessoas certas?


ESTAMOS AO LADO DE PESSOAS CERTAS?

Na semana que passou participamos de uma reunião de amigos, e entre as conversações, alguns questionaram e que gostariam de entender o porquê de muitas diferenças na família, problemas com o cônjuge, com os filhos, enfim, amarguras diferentes que têm ocasionado muito sofrimento. 

E a pergunta é sempre a mesma: Será que escolhi bem? Será que sou merecedor de tudo isso? E indagam mais, ainda: Por que temos, muitas vezes, que suportar colegas de trabalho que são e estão sempre negativos e amargurados com tudo e que só o que eles dizem e fazem estão certos?

Primeiramente, vamos pelas primeiras dúvidas. Não é por acaso, nem por coincidência, que nascemos em nossas famílias. Há razões para tudo. Na maioria das vezes, não temos o esposo, a esposa ou os filhos que sonhamos, mas sim o que merecemos. 

No lar, nem tudo são flores, pois como diz Chico Xavier: “Ele é o cadinho das provações, recanto e reencontro de almas irmãs, beneficiadas ou prejudicadas por nós no passado.” Todo relacionamento precisa de cuidados e atenção. As pessoas caem na rotina e esquecem que esta relação se renova por meio de ações amorosas, é como uma plantinha que deve ser cuidada sempre e regada com o carinho da afetividade.

Quanto aos filhos, os pais devem planejar e realizar seus projetos de vida e educação, cumprindo os objetivos estipulados. Esta harmonia doméstica, que todos querem somente será obtida com amor, diálogo, entendimento, respeito e limites. Todos somos muito carentes de afeto, e é por isso, que todos nós precisamos dar e receber amor.

 Já, em relação ao convívio com colegas de trabalho, temos que ter um cuidado muito maior, pois as discussões e palavras desequilibradas podem provocar verdadeiras tragédias. É bom, sempre guardar o equilíbrio de nossas palavras. Não falar sem antes refletir, procurando evitar o sentimento da raiva, da inveja ou ciúme. 

Estes, irmãos nossos, ainda são pobres de espírito, e toda palavra retribuída com aspereza terá efeito duradouro para aquele que ainda não aprendeu a lição do “silêncio”. Não podemos cair na conversa daqueles que acham que sabem mais, que entendem tudo, que... que... 

Todas as emoções geradas por estes sentimentos pequenos os levará, certamente, às doenças da alma e do corpo físico, por isso, devemos ter é compaixão destes irmãos e sermos a mesma pessoa sempre, ouvindo e perdoando, pois só o tempo mostrará na sua caminhada a estrada que virá, e nunca esquecendo que o que você fizer motivado pelo amor, pelo coração, retornará multiplicado.

Nosso querido Chico Xavier, recomenda: “Você acredita que não pode tolerar o amigo importuno, o filho teimoso, o irmão inconsciente, a esposa inconstante ou o marido insensato, mas se você suportar um tanto mais a luta em família, ninguém pode prever a extensão de júbilo porvindouro em seu ninho doméstico.”

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho e até terça-feira, com muita paz!

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-09-11 - Você é uma pessoa sem esperança?


VOCÊ É UMA PESSOA SEM ESPERANÇA?

Todos nós, independente de credo religioso, sempre temos ao redor pessoas que se queixam que a vida está difícil, que a doença parece estar sempre dentro de casa, que a vida conjugal está conturbada, que o dinheiro está desaparecendo, que não sabemos mais em quem confiar, enfim, tudo parece não andar, e nos questionam se tem algum remédio para amenizar estas ansiedades que estão passando.

Sabemos, que muitas pessoas têm manias de exagerar o tamanho dos problemas e o resultado de tudo isso resultará em decepções, pois são pessoas que falam muito dos seus problemas para os outros, quando deveriam falar o mínimo. 

As palavras quando pronunciadas têm muita força. E por que não falarmos somente o necessário? As pessoas se vitimizam demais e o resultado é exatamente o próprio mal em que acabou se fixando.

O que fazer para que não tenhamos pensamentos e falas negativas com tudo e com todos? Somente, quando a pessoa realmente quiser mudar, pensar no bem, falar no bem, ouvir o bem, fazer o bem. 

Faça um exame profundo de si mesmo e encontrará no íntimo a resistência que o Criador ali colocou quando lhe deu a vida. Sabia Ele, que encontrarias diversas situações difíceis nesta vida terrena e que todas as mazelas teriam soluções, basta que tenhamos a percepção de mudanças. 

Não podemos procurar responsáveis por tudo aquilo que acontece de ruim. Não estraguemos a nossa saúde, a nossa vida com preocupações excessivas. Muitas pessoas entram em profundos desiquilíbrios emocionais porque desejam soluções rápidas que somente o tempo vai resolver.

A sabedoria popular nos ensina que enquanto há vida, há esperança, e devemos acreditar que assim é. Vamos lutar mais, reagir, não nos abatermos pelo pessimismo, somos ainda seres de pouca fé e se duvidarmos desta fé em Deus, a insegurança irá dominar. Vamos acreditar mais, que estas mazelas que assolam o planeta não serão para sempre. O mundo precisa de pessoas que persistam na fé, que fazem o bem, que agem no bem e que pratiquem o bem. Temos que ter esperança de que nem sempre haverá mágoas, ressentimentos e ódios. A esperança é um sentimento  Divino, por isso, ela sempre nos remete  à confiança, e a fé no Mais Alto.

Para a reflexão, Chico Xavier, recomenda: “Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para frente, erguendo-a por luz celeste acima de ti mesmo. Não esqueças, porém, de que amanhã será outro dia”.

Aos queridos leitores e amigos deixo o meu carinho, e até terça-feira com muita paz!

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-09-04 - Você tem medo de ver espírito?


VOCÊ TEM MEDO DE VER ESPÍRITO?

É comum, no atendimento fraterno da Casa Espírita, chegarem irmãos muito nervosos, preocupados com as sensações estranhas dentro do domicílio familiar, dificultando o andamento do seu dia a dia e até mesmo, no ambiente de trabalho. 

O temor chega, porque  elas sentem a sensação de que se tem alguém perto delas, mesmo sem conseguir vê-la.

Nosso codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, afirma que toda pessoa que sente a influência dos espíritos é médium, e é inerente a sua vontade e que também, isso não constitui um privilégio. 

Diz ainda, que muitos possuem essa faculdade em níveis mais ostensivos que outros, como ouvir a voz dos espíritos claramente, além de sentir a sensação de que alguém o tocou, e ao olhar ao redor, nada enxergar.  Além destas sensações, também muitos sentem o cheiro de perfume ou loção que um familiar costumava usar.

E, então, podemos identificar um espírito amigo que partiu? É claro, normalmente, os espíritos quando desencarnam e retornam, transmitem as sensações e as emoções que os tipificaram. 

Cada espírito volta sempre com a personalidade que o tornava conhecido, fazendo se conhecer por uma palavra, por uma emoção, por algum tique nervoso, pelos óculos, pela bengala, enfim, por alguma coisa que os caracterize diante de quem se quer identificar.

Portanto, temos aí a explicação lógica e sem mistérios destas sensações, que muitas pessoas têm muito medo por falta de conhecimento e esclarecimento, causando dúvidas e até pânico. Não tenhamos medo e nem receio. Sempre que isto acontecer, procure uma Casa Espírita onde exista o atendimento fraterno e lá encontrarão a ajuda certa e segura para esta situação.

Para um melhor entendimento, para aqueles que ainda têm esta dificuldade, recomendamos ler o “Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec, e tenham uma certeza: ali você encontrará as respostas para as suas dúvidas e seus medos.

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho e até terça-feira, com muita paz!

UM LEMBRETE:
O programa Cinco Minutos de Espiritismo, levado ao ar toda segunda-feira, na rádios Sepé Tiaraju AM. Em virtude do horário político, obrigatório, está no horário da 11h 50 minutos.

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

5 Minutos De Espiritismo - 2018-09-03

Programa de rádio '5 Minutos de Espiritismo', produzido pelo Lar Espírita André Luiz, da cidade de Santo Ângelo-RS, que vai ao ar toda segunda-feira às 12:15h pela Rádio Sepé 540.


5 Minutos De Espiritismo - 03-09-2018


Áudio em vídeo. Você não precisa sair do blog para ouvir, basta dar play no vídeo abaixo.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-08-28 - Disseram que meu filho é índigo. O que é isso?

DISSERAM QUE MEU FILHO É ÍNDIGO. O QUE É ISSO?

O tema desta semana chegou mais uma vez a questionamentos de leitores, que nos solicitam uma explicação mais clara, no que se refere, a crianças índigos. São pais e mães preocupados com o comportamento dos filhos. 

Precisam trabalhar, e como é normal, os filhos vão à escola. Estes pais alegam, que por estarem na escola não deveriam agir assim, como: não obedecer, não escutar e não prestar a atenção no que está sendo falado. E a dúvida veio. 

Disseram, a eles, que estas crianças poderiam ser índigos. E a dúvida, o que é uma criança índigo? Alegam, ainda, que as explicações foram muito vazias e então estas indagações chegaram até nós.

Nosso querido orador e médium espírita, Divaldo Pereira Franco, em sua literatura, aborda muito bem este assunto e diz, que estas crianças, começaram a surgir a partir de 1980. 

“Elas estão chegando para ajudar na transformação social, familiar e espiritual de todo o planeta”. Diz ainda: “que isto é realizado através de questionamentos e das transformações de todas as instituições rígidas, pois elas não aceitam imposições e regras sem autenticidade, sem claros objetivos e sem informações necessárias. Estas crianças são muito rebeldes e até são confundidas com os hiperativos. Elas não se sujeitam as mesmas regras na educação de gerações anteriores. São críticas, rebatem e questionam e suas vontades são muito fortes, mas são verdadeiras.” E, como são crianças, o que recomendar aos pais?

Como são crianças necessitam de orientação e quando devidamente reconhecidas, apoiadas e incentivadas com firmeza, mas com li-mi-tes. Jamais com rispidez e descontrole. Sem agressões verbais ou físicas. 

Ainda, nosso Divaldo, afirma: “Estas crianças têm um comportamento que as diferencia das demais; intuição mais desenvolvida, são espontâneas, têm muita imaginação e sentem dificuldades de se enquadrar nos padrões sociais, que além da hiperatividade, também possuem dons paranormais.”  E todo o motivo desse comportamento é devido ao nível de inteligência dessas crianças ser alto, pois vieram de uma região espiritual muito adiantada.”

Muitos pais invertem as limitações achando que o filho por ser muito inteligente, deve deixar fazer o que ele quiser e como quiser. Não, tudo é questão de diálogo, é saber acompanhar, ouvir e explicar o que é certo e o que não é. Saber dizer o não e o sim, sempre explicando o seu porquê. 

Sabemos, que muitos pais ficam entristecidos e até magoados, ao ouvirem de parte de familiares e amigos, críticas por não saberem como lidar com estas crianças tão diferentes, e até por desconhecerem o motivo destes comportamentos, mas a  LUZ está aí, basta que acendamos e entendamos que as crianças índigos estão aumentando e temos obrigações muito sérias quanto a sua educação. Lembremos sempre, que a educação somos nós, os pais, que damos a eles, pois o professor ensina.

Esperamos que esta reflexão seja entendida pelos queridos leitores, e especialmente àqueles que estão passando por esta dificuldade. E não esqueçam, jamais, que estas crianças precisam de muito amor.

Deixo o meu carinho, e até terça-feira!

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-08-21 - Você quer mesmo mudar?

VOCÊ QUER MESMO MUDAR ?

Na última segunda–feira, após o programa Cinco Minutos de Espiritismo, que transmitimos através da Rádio Sepé Tiaraju AM 540, recebemos inúmeras considerações sobre o assunto enfocado. Falávamos sobre pensamentos elevados, e muitas pessoas sentiram através da reflexão a importância de estarmos em sintonia com o pensamento elevado no Mais Alto.

Nós, sempre temos uma tendência de acusar e de até condenar as atitudes dos outros, mas dificilmente olhamos para dentro de nós. Julgamos, condenamos e até atiramos pedras, apegados no orgulho e no egoísmo, achando que ninguém sofre mais do que nós. Afinal, quem não sofre neste mundo? 

Na Casa Espírita, semanalmente recebemos irmãos nossos em desespero pelos vícios que está assolando a família. E o resultado de tudo isso é uma forma de enganar a si mesmo, iludindo-se e alienando-se a estes “buracos” sem volta. 

Perguntamos: De que maneira estas pessoas estão tratando o corpo que abriga a alma? Estes irmãos nossos, estão enfraquecidos, desesperados e sentimos que os pensamentos estão completamente desordenados. 

Acham que só o corpo precisa de ajuda, mas a alma é que precisa mais. Pessoas que não se preocupam com o modo de pensar e, por isso, sofrem muito.

Aflições e amarguras cercam-nos por todos os lados. Todos sofremos neste mundo de provas e expiações e o sofrimento é uma consequência da atitude mental e aflitiva que adotamos diante dos problemas que se apresentam, e o mal e o bem estão em nossos pensamentos, só que, a mazela é ousada e ninguém nos pode fazer infelizes sem o nosso consentimento. Todos temos o comando de nossa vida e de nossos atos. 

Quantas pessoas tristes, deprimidas e infelizes conseguiram superar tribulações por meio do querer, da mudança de rumo e de atitude?

Quando o ser humano estiver imbuído de grande desejo de mudança, tudo é possível. Mudança de atitude é opção pessoal, por isso, o livre arbítrio. A felicidade pode estar, sim, ao nosso lado, basta que façamos um esforço, que lutemos, que partamos para esta conquista que todos queremos. 

Quando estamos determinados com objetivos límpidos, seguros, com o desejo ardente e a vontade de mudar, com fé em Deus, nenhuma vibração negativa influenciará para mudarmos a nossa crença, pois a FÉ é o remédio certo para o sofrimento. Fé é certeza da existência do Poder Divino. Se, realmente tivermos o desejo e a vontade de mudar, o PAI, sem dúvida, nos escutará.

E então, a força de vontade, o desejo ardente, objetivos concretos, mudança interior e pensamentos elevados são remédios que estão à nossa disposição. Mãos à obra, irmão!

Aos queridos, leitores e ouvintes deixo o meu carinho pelo retorno, e até terça-feira com muita paz!

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní madrid

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-08-14 - O que é gratidão?

O QUE É GRATIDÃO?

É com muita humildade, embora não sendo merecedora de escritos tão lindos, pelo meu vizinho, à direita, professor Arthur Hamerski, agradeço sensibilizada pela homenagem da última terça- feira. 

Meu colega de profissão e meu professor quando na Universidade, além de todos os méritos que sempre teve e tem, é um irmão com muitas virtudes como colega, professor, pai de família e amigo de todos, e nada mais justo do que desenvolver este assunto tão esquecido pela humanidade, que é a gratidão.

A sabedoria Divina é infinita, assim como a literatura espírita. Ainda encontramos muitas dificuldades para expressarmos esse sentimento tão grandioso e tão escasso nos dias de hoje. 

Primeiramente, o que é o mais importante é procurarmos fazer o bem a todos que cruzarem em nosso caminho, sem esperar nenhuma recompensa e nenhum reconhecimento. Não nos revoltarmos contra atos infelizes de amigos, familiares, companheiros de jornada que retribuem com a indiferença, com o orgulho, todo o bem recebido. 

A nossa doação deve ser sempre desinteressada e sem esperar benefícios em troca, pois se o fizermos estaremos sendo egoístas e quem cobra gratidão é vendedor do bem. 

Os benefícios sempre abrandam os mais duros corações e se forem esquecidos neste plano, com certeza no outro plano não o serão. Se soprarem decepções por um motivo ou outro, não vamos nos desencorajarmos, se solicitados pela mesma pessoa, vamos ajudá-lo desinteressadamente. É difícil, sim, mas o que conta é a nossa consciência, o nosso bem estar com Deus. 

Os melindres, os desentendimentos, as mágoas, aparecem sempre quando cobramos a amizade, o respeito, a consideração e a compreensão daqueles que ajudamos. A ingratidão nos traz doenças da alma e todos nós, se ficarmos com ela, não estaremos imunes. 

Todos os que se doam em benefício de um filho, do pai, da mãe, de um amigo, de um carente desconhecido, jamais devem pensar em retribuição. Vamos servir sem perguntar, amparar com amor, socorrer quem realmente precisa naquele momento. Por que pensarmos em retribuições, em cobranças posteriores, em benefícios futuros?

Sejamos gratos a Deus, todos os dias, pela nossa vida, pela nossa saúde. Sejamos gratos em podermos consolar os aflitos que nos procuram buscando uma palavra amiga que lhes conforte o coração. Isso é gratidão. 

Não vamos ser cobradores das nossas boas ações; não vamos trocar o nosso modo de agir e de ser àquelas pessoas que nos magoam, ao contrário, sejamos sempre aquela mesma pessoa. Vamos seguir o que recomenda o Espírito Emmanuel, por intermédio de Chico Xavier: “Se o ingrato percebesse o fel de amargura que lhe invadirá mais tarde o coração, não perpetuaria o delito da indiferença”.

Sirvamos e esqueçamos os ingratos, pois mais cedo ou mais tarde, se defrontará com o tribunal da própria consciência. Não tenhamos constrangimento de pedirmos perdão, às ingratidões que às vezes cometemos, e acreditemos que o leme do nosso coração cada vez mais se abrirá para o nosso crescimento espiritual, pois as lições de vida da nossa passagem, neste vestibular é o que nos oferecerá novas oportunidades de melhoria interior.

Deixo o meu carinho, aos queridos leitores e amigos e até terça-feira com muita paz!

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

PRESENÇA ESPÍRITA 2018-08-07 - A prece tem força?

A PRECE TEM FORÇA?

Em nossas conversações no dia a dia, temos encontrado irmãos que nos abordam dizendo que apreciam muito a Doutrina Espírita, e que após ouvirem e lerem palavras de conforto, de fé, sentem-se melhores do que antes. 

A maioria das pessoas gostariam de receber uma graça dos céus, mas ainda sentem-se constrangidos de fazerem este pedido, acham-se em desgraça, atravessando momentos difíceis, como: doença, desarmonia em família, separação... 

E o que recomendamos a estes irmãos que se encontram desvalidos, sem perspectivas, sem fé, com tormentos seríssimos afetando o seu corpo físico e o espiritual? Temos e precisamos falar com DEUS, através da prece. É através dela que devemos agradecer o que temos, louvando a vida e pedindo ao Grande Pai que nos auxilie em nossas necessidades. 

Devemos ter uma certeza: a oração é das mais poderosas formas de imunização espiritual. É por intermédio da prece que vamos ingerir o remédio. Ela alivia as nossas dores e angústias, nos fornece um relaxamento interior nos passando confiança perante a vida.

Muitos dos nossos problemas de hoje poderiam ter sido evitados, se ficássemos mais atentos, com equilíbrio, com perseverança, afinal, quem age, prepara e constrói, pois seguir em frente, apesar das dificuldades, é a maneira mais eficiente de sairmos das derrotas. 

Se o desânimo chegou; se a tristeza está sempre ao seu lado, não se deixe abater. Ao acordar, louva a cada novo dia. Abra a janela da tua alma, agradeça as coisas boas que está tendo, como: ver, ouvir, falar, andar, poder ser medicado, ir atrás de pessoas positivas, ir em busca do seu templo religioso e principalmente, elevar o pensamento a Deus e a Jesus em preces de amor, de caridade e de paz. 

A graça que muitos estão em busca é muito fácil de alcançar, basta que estejamos com a consciência tranquila e estarmos em sintonia com o Mais Alto através da prece. A prece tem força, e toda aquela vibração de paz e amor, resultarão no conforto espiritual tão desejado por aqueles irmãos que estão em busca de consolação.

Temos muitos exemplos de pacientes atendidos pela Liga Feminina de Combate ao Câncer, com moléstias terríveis, cheias de dores, mutiladas pelas cirurgias, com dificuldades mil, e lá estão cheias de esperança, confiantes em Deus e na medicina terrena. 

Creiam, ouvimos frases como esta: “A fé em Deus transformou a minha vida e como consegui chegar até aqui, tenho forças para o que vier, pois jamais deixei de fazer a minha prece.” E então, é preciso dizer mais alguma coisa?  Paciência, persistência, confiança e fé: sentimentos curativos que estão a nossa disposição, sem nenhuma despesa. Pensemos nesta reflexão e creiamos sempre que a PRECE tem força, SIM!

Aos queridos leitores, ouvintes e amigos deixo o meu carinho e até terça-feira.

PRESENÇA ESPÍIRITA
Maria Loní Madrid

Postagens recentes