quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-12-27 - Renovação moral

RENOVAÇÃO MORAL

Temos lido muitas obras do querido médium e orador espírita, Divaldo Pereira Franco, a quem tivemos o privilégio do diálogo pessoal e realizarmos duas entrevistas, quando aqui  se fez presente. 

Nestas leituras, chamou-me a atenção quando ele aborda o assunto da renovação moral, isto é, especificamente, no que tange ao conflito conjugal em que as famílias estão enfrentando nos dias de hoje. E, ele cita, na pergunta 685, letra A, de O Livro dos Espíritos, que fala a respeito do dever dos filhos em relação aos pais idosos, no momento em que suas forças se debilitam, e os pais se sentem numa situação deplorável. 

Os exemplos estão aí, todos os dias, é só olhar a TV, ler a coluna policial... E Kardec, afirma que não se trata da educação formal, através dos livros, mas a educação moral, aquela que tem a ver com os nossos valores de natureza ética, porque a educação é o maior inimigo da crueldade e do materialismo. 

E como impedir a presença dos conflitos conjugais? “Mantendo uma postura espiritual, vivendo religiosamente, abraçando o amor como sendo a nossa âncora de salvação. Quando a união se alicerça na espiritualidade, os cônjuges podem dialogar com tranquilidade, desculpar-se um perante o outro, falar de suas dificuldades, explicar os problemas que os atormentam, as necessidades interiores que lhes caracterizam a alma, abrir o coração. 

Não se trata dessas confissões vulgares em que a pessoa pede perdão, arrepende-se e volta a repetir o mesmo erro, o mesmo engano, mas sim de uma atitude positiva de solidariedade, de respeito, de comunhão, de alta consideração. 

Só o momento em que a ternura toma conta da criatura é que o amor se expressa e pode haver uma coabitação afetiva.” 

E Divaldo continua, com a sua sabedoria, discorrendo sobre o tema; “Há, no indivíduo, a necessidade de conjugar seu sentimento com outrem, de fundir-se no outro, e naturalmente a carícia, a ternura e o amor verdadeiro fazem com que a família esteja perfeitamente estruturada.” E, Divaldo, encerra dizendo: “Os dedos das mãos nasceram na mesma hora, mas são diferentes, para poder ajustar-se no ato de pegar. Nós somos diferentes uns dos outros, mas que as nossas diferenças sirvam para nos ajudar na verdadeira união”. Reflitamos sobre o assunto e prestemos um pouco mais de atenção nos afetos que estão ao nosso lado. Pensemos com carinho, e iniciemos um novo ano com uma caminhada nova.

Deixo uma mensagem de Chico Xavier: “Não sacrifique a paz do lar com discussões e conflitos, a pretexto de honorificar essa ou aquela causa da humanidade, porque a dignidade de qualquer causa da humanidade começa no reduto doméstico”.

Aos queridos leitores, amigos e ouvintes deixo o desejo de um Ano Novo de muita paz e muito amor em família. Até a próxima semana.


PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-12-19 - O aniversário de Jesus


O ANIVERSÁRIO DE JESUS

Estamos em pleno mês de dezembro, já em seu final. As famílias se reúnem para festejar com alegria e agradecimento por Jesus ter vindo a nós, embora é comum alguns extrapolarem o bom senso. É muita comida, bebida, troca de presentes, árvore de natal, enfeites de todos os tipos, mas comumente, ocorre um importante esquecimento: o convite ao aniversariante para participar de sua própria festa. 

Época do natal, tão significativa para a humanidade, quando as pessoas se tornam mais sensíveis, mais amorosas e tem-se a impressão que só coisas boas irão perdurar, mas nem sempre é assim. 

Vimos que não é só no aniversário de Jesus que é sempre esquecido, também é, por muitos, durante todos os dias do ano, contudo, o Mestre Jesus e o Pai sempre lembrados nas horas amargas e difíceis; nas situações desesperadoras, nas dores e sofrimentos, nas perdas.

Tudo isso são condições frequentes na vida  de quase todos nós, em algum momento. E assim, mesmo Jesus perdoa seus filhos que ainda se encontram na ignorância espiritual, e não deixa nenhum de seus filhos sem uma resposta que os animam, os encorajam. Sofremos porque erramos muito. 

Afastemo-nos, o quanto for possível da infelicidade e de amargura, cuidando assim do equilíbrio íntimo do coração.

Amemos cada vez mais o nosso próximo, fazendo para ele o que gostaríamos nos fizessem. Perdoemos a todos, orando também por aqueles que nos perseguem ou caluniam.

No Natal, lembremos de Jesus, mas se por ventura dele esquecermos, não nos preocupemos nem sintamos culpa. O esquecimento faz parte das falhas humanas, afinal ainda somos muito imperfeitos, e estamos aqui para progredirmos. 

Nosso Deus e seu filho Mestre Jesus sabem que vez por outra são esquecidos e que tudo isso fazem parte da evolução espiritual de cada um , mas nem por isso, Jesus jamais nos desamparará, mesmo não lembrando do seu aniversário, mas Ele estará nos abençoando e querendo o bem de todos. Este, é o nosso querido JESUS,  que nos dá força e coragem para prosseguirmos a nossa caminhada.

Querido leitor(a), ao presentear o teu filhinho ou netinho, não esqueça de lembrá-lo do aniversariante, que através da fantasia do Papai Noel, Ele está ali, muito presente.

Deixo o meu abraço fraterno aos queridos leitores e amigos, e até terça-feira!

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-12-05 - Todos temos momentos difíceis!

TODOS TEMOS MOMENTOS DIFÍCEIS!

O planeta vive uma grande mudança, e esta alteração atinge a humanidade de formas que, às vezes, achamos que diante das dificuldades que nos envolvem, acreditamos que nada mais nos resta a fazer, senão esperar pelo pior.

Através do profeta Josué, Deus enviou aos seus filhos, esta mensagem: “... seja forte e corajoso. Não fique desanimado, nem tenha medo, porque Eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” Este recado chega até nós com muita força. Todos somos ainda muito imperfeitos e às vezes, achamos que Deus nos abandonou, haja visto as mazelas que se apresentam e as dificuldades que surgem para o ser humano, são tão intensas que o desânimo parece nos levar a caminhos sem solução. 

Os sentimentos de fraqueza, medo e tristeza teimam ao nosso redor e tudo parece ser muito forte, que temos a sensação que jamais haverá mudanças. É provável que sozinhos, não iremos muito longe, temos que ir em busca de ajuda. 

Com Deus, nosso ânimo se agiganta e o amanhã será melhor do que o hoje; com Deus, nossa coragem se aviva e a vitória chegará sem adversidades. É através das provas difíceis da nossa vida é que temos a oportunidade de nos tornarmos pessoas mais fortes, desde que nos lembremos da presença de Deus ao nosso lado.

Todas as crises e aflições, ressentimentos, doenças, mágoas são preocupações que chegam até a nossa alma para abaterem as nossas forças, como se fossem de difícil solução. Mas a solução, muitas vezes está tão próxima de nós que não a enxergamos, ou mesmo, não queremos ver. 

O momento difícil é uma prova da qual estamos sendo convidados a reavaliar o rumo de nossa vida, e irmos em busca da fonte da confiança, do entusiasmo, da alegria e principalmente, da fé em Deus.

Alegremo-nos, irmãos, pelo fato de estarmos vivos, saudáveis, caminhando, falando, ouvindo... Somos eternos reclamantes de tudo, mas vamos olhar a vida com os olhos do bem, do amor, da  esperança, da caridade, da fé Divina, que são bons motivos para recuperarmos a alegria. 

É com atitudes corajosas que chegaremos a vencer todas as vicissitudes que se apresentam em nosso dia a dia.

Nosso, querido Chico Xavier, nos recomenda: “Lamentar-se por quê?... Aprender sempre, sim. Amanhã será, sem dúvida, um belo dia, mas para trabalhar e servir, renovar e aprender, hoje é melhor. A tarefa parece fracassar? Siga adiante, trabalhando, que, muitas vezes é necessário sofrer, a fim de que Deus nos atenda à renovação.”

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho e até terça-feira, com muita paz!


PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-11-28 - É dando que se recebe!


É DANDO QUE SE RECEBE!

Estamos chegando no mês de dezembro. Todos nós, somos levados por sentimentos de amor e caridade. 

As pessoas, parece que ficam mais sensíveis e o coração começa a falar mais alto, e feliz do homem que procura ser feliz fazendo com que outros sejam felizes. 

O Cristo nos ensinou que é dando que se recebe e foi Ele, também, que nos disse: “É MAIS BEM AVENTURADO DAR DO QUE RECEBER”.

Já que estamos em clima natalino, vamos aproximar mais do coração dos necessitados. Pensemos mais em dar do que receber, lembrando sempre que temos que nos compromissar mais com a alegria de podermos servir. Sejamos solidários e compreensivos com o irmão mais necessitado do amparo material. 

A caridade verdadeira não se restringe apenas à esmola, mas a todas as relações com nossos semelhantes, isto é, ser compreensivo, ser indulgente, dar sem pedir nada em troca.

A propósito, lembrei-me que há dias atrás, estava dirigindo-me a Rádio Sepé Tiaraju, pois estávamos no horário do programa do Lar Espírita André Luiz, quando próximo a emissora fui interpelada por uma senhora, que repentinamente gritou: “Credo, não acredito que você se preocupa em ajudar aos outros! Eu, não ajudo a ninguém, não tenho obrigação, ao contrário, eu é que me ajudo!” 

Por alguns momentos fiquei a pensar e percebi o porquê do acontecido: eu estava vestindo a camiseta do Lar, que na parte frontal, tem a frase: “FORA DA CARIDADE NÃO  HÁ SALVAÇÃO”. 

Senti a repulsa e a revolta daquela irmã, mas não revidei, fiquei olhando-a em silêncio, acenei-lhe e saí.  

Não digo que não fiquei abalada com aquele encontro, mas dizer o quê a uma irmã que ainda se encontra em atraso espiritual quanto às Leis de Deus? Vou seguir a minha intuição e tentar esquecer este episódio, mas continuarei com os meus propósitos de amar, compreender, ajudar e perdoar.

É muito melhor trocarmos a hostilidade com gentileza. Vale a pena sempre investirmos no amor e na caridade, pois o amor que damos a nós, é o amor que se derramará aos outros. Usemos, em nossas preces, a lei da fé, que consiste na certeza de que tudo podemos, se estamos harmonizados com Cristo. 

Não vamos nos contaminar pela raiva e pela mágoa. Esqueçamos as ofensas e viveremos melhor. O que nos vale, é termos a consciência tranquila e perdoarmos aqueles que nos tenha ofendido. Perdoar, também é caridade. 

Sigamos as palavras do Espírito André Luiz, na psicografia de Chico Xavier: “Não estrague o seu dia. Aprenda, com a Sabedoria Divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o infinito Bem”.

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho, com muita paz. Até terça-feira.

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-11-21 - Existe alma gêmea?

EXISTE ALMA GÊMEA?

Na semana que passou recebemos sugestão para que abordássemos um assunto que nos chamou a atenção. O leitor solicitou-nos que déssemos a visão espírita sobre a existência ou não de “almas gêmeas”, e se realmente ela está entre nós, os encarnados.

Realmente, a crença em “almas gêmeas” não encontra fundamento no Espiritismo. Não existe a união particular e fatal entre dois espíritos. 

Na verdade, o que acontece, muitas vezes, é atração entre espíritos simpáticos que se sentem felizes quando estão juntos. Significa que são espíritos afins, reunidos em torno dos mesmos propósitos e ideias, e que, naturalmente, se atraem, e esta atração acontece subjetivamente, e não de forma consciente. 

Não esqueçamos que existe um fator muito importante nos processos reencarnatórios, que se chama “esquecimento”. Ao reencarnar, esquecemos as vidas passadas para termos mais liberdade de ação. São raras as pessoas que se recordam da vida anterior, e a maioria dos que recordam, são as crianças, até os sete anos de idade.

Com esta explanação, percebemos que nos dias atuais, cada vez mais, as pessoas estão se tornando mais ansiosas e até sofrem, por não encontram companheiros que se afinizem. Ficam buscando e procurando alguma companhia que lhos completem e não os encontrando, se fecham, se isolam, não acham graça de nada e também nem procuram gostar. 

Chega o vazio, a solidão, e muitas vezes, por estes motivos encontram a doença física. E o que a Doutrina Espírita recomenda para estas pessoas? Saia de casa, vá passear, olhar vitrines, encontrar colegas e amigos. Participe de um trabalho voluntário, ajudando sua comunidade, leia bons livros de auto-ajuda, pois ali encontrará orientações e explicações que ajudará na renovação de atitudes e a viver melhor.

Frequente uma casa Espírita, tome passes, escute a exposição doutrinária, faça caridade sem contar a ninguém.

Ajude aquele próximo que precisa de socorro espiritual e material, lembrando sempre de que a gratidão do próximo preenche o coração de alegria e nos dá nova motivação para viver. Enfim, viva a vida com as alegrias que ela nos oferece, e tenha uma certeza: Se você se gostar, se amar, esta pessoa que você tanto procura, vai aparecer. 

Confia com tranquilidade e com a moral sempre elevada!

Na psicografia de Chico Xavier, o Espírito André Luiz, recomenda: “Quem se aceita como é, doando de si à vida o melhor que tem, caminha mais facilmente para ser feliz como espera ser. Estude a si mesmo, observando que  o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.”

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho e até terça-feira, com muita paz!

PRESENÇA ESPÍRITA

Maria Loní Madrid

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-11-07 - Deixemos a tristeza de lado!

DEIXEMOS A TRISTEZA DE LADO!

Todos nós, muitas vezes, nos indagamos o motivo de termos que passar por este sentimento de tristeza, que vez por outra, se aloja em nosso interior. E como justificar, então, este sentimento? Não é errado sentir tristeza. 

O problema é ficar triste pelo resto da vida. A tristeza nos ensina muitas coisas, como: ter saudades das coisas boas que passaram por nós; nos ensina, também, que devemos dar valor ao que tínhamos e quem nem sempre é reconhecido, e que só depois de perdermos é que vamos perceber; a ingratidão que nos deixa prisioneiros do mal humor e se insistirmos com esse temperamento, jamais daremos valor as situações boas de nossa vida e que a alegria só chegará quando aprendermos a gostar do que temos.

Todos carecemos de ajuda. Precisamos do trabalho alheio, precisamos devolver o sorriso, precisamos agradecer um favor prestado e até de uma oração por nossa intenção, em razão de um simples gesto carinhoso, precisamos perdoar por algum mal entendido no passado, pois quando enxugamos as lágrimas de alguém, o bem que estamos fazendo, primeiramente é para nós mesmos. 

Deus caminhará conosco por longas estradas, e só com Ele, é que conseguiremos mudar o nosso rumo. Observemos, que até as estações do ano mudam, por que  nós não podemos mudar? Vamos reclamar menos, vamos sorrir mais, vamos aceitar mais a realidade da nossa vida e tentemos ver os desafios de crescimento que a sabedoria Divina colocou em cada dificuldade que vivenciamos. Os problemas surgem para a nossa evolução espiritual. 

Reajamos diante de tristezas inexplicáveis e de estados de abatimento íntimo, e vamos nos empenharmos à procura do que de fato queremos.  O Espírito André Luiz, na psicografia  de Chico Xavier nos orienta: “Carregar ressentimentos será bloquear os seus próprios recursos”. Pensemos seriamente na reflexão de hoje, e comecemos mudar o nosso dia a dia, com mais alegrias, mais sorrisos, pois afinal,  falamos, andamos, enxergamos, temos um corpo saudável, por que insistirmos neste sentimento de melancolia, se a VIDA nos oferece tantas alegrias?

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho, e até terça-feira com muita paz!
PRESENÇA ESPÍRITA

Texto: Maria Loní Madrid

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-10-31 - De malas prontas!


DE MALAS PRONTAS!

Hoje, iremos abordar sobre a nossa viagem de volta à pátria espiritual, isto é, o desencarne. É a morte do corpo que nos devolve à espiritualidade, onde passamos a residi, até a próxima encarnação.

Em O Livro dos Espíritos, questão 165, Allan Kardec indaga aos espíritos superiores sobre os efeitos do desencarne no recém desencarnado: “No momento da morte, tudo é muito confuso. A alma necessita de algum tempo para se reconhecer. Está ainda atordoada, semelhante  à situação de uma pessoa que desperta de m profundo sono e a lucidez das ideias e a memória do passado voltam à medida que se apaga.”

Sabemos, através das obras espíritas, que o tempo de perturbação do espírito desencarnado, é muito relativo, pode durar horas, meses e até anos. Vai depender muito da compreensão do desencarnado durante a vida terrena. Todos temos a oportunidade da vida, da reencarnação e da obrigação de cuidarmos do nosso corpo físico durante esta trajetória, pois temos consciência de que um dia, o nosso corpo morrerá, isto é, retornará ao mundo espiritual. 

A maioria da humanidade, às vezes, são pegas despreparadas para este retorno por não haver cumprido a tarefa pela qual veio à Terra, poucos são os irmãos que realmente se preparam, mas, nossa querida irmã Pedrilha Geni Meira, a  DONA MORENA, como sempre foi chamada, partiu feliz e cheia de paz. Com 99 anos, viveu uma vida proveitosa, uma vida de doação à Doutrina Espírita, auxiliava almas perdidas a reencontrarem razão para viver, aliviava dores, enxugava lágrimas, ouvia com carinho e atenção aqueles que vinham buscar uma palavra de alento, de esperança e aconselhava com amor e dedicação. 

Vestiu e calçou muitas crianças, além de alcançar, também, o alimento. Costurava enxovais de bebê para doar às mamães carentes. Foi uma trabalhadora e fundadora do Lar Espírita André Luiz, sempre pronta a auxiliar.  Vivera praticando a caridade, amando seu próximo e se instruindo. Com a prática do bem, a consciência tranquila e limpa e a certeza de haver cumprido sua missão na Terra, é que fez a nossa querida irmã partir serena, pois quando a sua hora  de partir chegou, Ela, a DONA MORENA, já estava com a mala pronta,... há muito tempo!

Pensemos nesta reflexão  e nos preparemos para esta grande viagem, que é certa, quando o Criador nos chamar. Deixo meu abraço aos familiares e aos queridos leitores, Até terça-feira.
PRESENÇA ESPÍRITA
Texto: Maria Loní Madrid

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-10-24 - Uma história vivida

UMA HISTÓRIA VIVIDA

Estamos vivendo o outubro rosa, e para nós que somos voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer, sentimos a necessidade de compartilhar as experiências vividas com irmãos que lutam pela vida. Todas as semanas estamos recebendo novos pacientes, novos dramas, novas histórias. 

E, hoje, relendo estas histórias, revejo um encontro, que foi muito especial, e quero fazer este relato para que as pessoas sintam e vejam os dramas que muitos doentes enfrentam, pala falta de atenção de seus familiares. 

Encontramos dona Noemi, sozinha, na sala de quimioterapia (já há alguns anos atrás), muito triste, deprimida, no fundo do poço e delicadamente, ela começou a contar a sua história. Seu marido, sem paciência, muito agressivo lhe dizia palavras ásperas por não aceitar a volta do câncer. Além disso, tinha um filho, que se preparava para ser juiz, e que também lhe magoava, dizendo-lhe que ela fingia. Escutávamos esta irmã no seu desabafo. 

E continuava, contando que ela, era muito rica e que a vida toda não precisou de empregados, pois ela mesma preferia cuidar dos seus móveis e louças, e cristais caros... e o que lhe restara hoje? Estava ela, mal podendo andar e agarrando-se entre os móveis. 

Todos a ignoravam. Então resolvera criar grandes tiras de papel com frases  ásperas e duras, colocando em toda a  cozinha. Chegou a mudar para o quarto de hóspedes. Comprou um cachorrinho para conversar, e que também estava sendo maltratado. 

O desespero era tanto e o sofrimento maior ainda daquela irmã que nos confiou o seu drama. E pedia ajuda. Escutei-a, carinhosamente, e lhe orientei, que a partir daquele dia, mudasse o seu comportamento, começando na retirada daquelas tiras negativas e substituí-las com frases positivas, como: “  Eu tenho fé em Deus”. “ Jesus é o médico e Ele vai me curar”. “Eu sou feliz, posso tomar remédios”. “A medicina terrena será vitoriosa”. “ Eu ganhei amigos que estão segurando a minha mão”...  

E, assim ela procedeu. Quinze dias após, dona Noemi chegou para uma nova sessão, muito alegre, de mãos dadas com o marido e junto, seu filho. Deu-me, ela, uma piscada e entendi o recado. Seu filho. Seu filho, ligou-me da cidade onde moravam e conversou muito sobre tudo, e graças a Deus, a compreensão e o atendimento fraterno voltou àquela família.

Queridos leitores, esta história precisava ser conhecida, pois jamais imaginamos semelhante situação com pessoas abastadas, educadas e esclarecidas. Não custa nada a palavra de consolo, de conforto, de coragem, de fé, de resignação, de compreensão. 

A Doutrina Espírita está aí para ajudar aquela que realmente quer ser ajudado. Nós temos uma missão e procuramos fazer o melhor possível. Nosso querido, Chico Xavier, nos orienta: “Quando a provação te visite, a modo de ventania destruidora, sofre com paciência e colherá dela renovado vigor semelhante à árvore que se refaz pela angústia da poda. 

E toda vez que sejamos induzidos a condenar alguém por essa ou aquela falta, inventariemos nossas próprias fraquezas e reconheceremos de pronto que nos encontramos de pé, em virtude da paciência inexorável de DEUS”.

Vamos pensar mais sobre estas mazelas, deste outubro rosa, e vamos em busca da ajuda. Precisamos do médico terreno, dos amigos, e principalmente, acreditarmos na medicina Divina. Tenhamos força e busquemos ajuda em nosso credo religioso, só assim o fortalecimento virá. Confiemos sempre!

Aos queridos leitores, amigos, pacientes que atendemos, deixo o meu carinho e até terça-feira, com muita luz!


PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-10-17 - A velhice não tem idade


A VELHICE NÃO TEM IDADE

Estamos vivendo o mês do idoso, e muitos leitores e conhecidos nos interpelam para falarmos sobre como a Doutrina Espírita interpreta o envelhecimento. Todos, sabemos que não estamos acima desta contingência da vida, porém vemos com muita naturalidade. 

Tudo que envelhece está sujeito a transformações. A juventude e a maturidade é que nos trazem algumas intempéries, mas precisamos guardar os bons momentos. Todos que aproveitaram esta época de suas vidas para aprender, com certeza desenvolveram muita sabedoria. 

Todos os dias é uma renovação constante e precisamos renovar esperanças de lutas, vivências, buscas para vencermos os fatores naturais da vida.

O homem tem a idade da vida e só temos uma certeza, a vida é a única doença incurável, dela adoecemos ao nascer, e só por isso, morreremos um dia. Em, O Livro dos Espíritos, questão 685, Allan Kardec indagou aos Espíritos: “Tem o homem o direito de repousar na velhice?” “Sim, que a nada é obrigado, senão de acordo com as suas forças.” 

E o que vemos nos dias atuais? O idoso ao chegar nesta idade tem muitas condenações, quer pela sociedade, quer pela família. 

Muitas situações discriminativas que vimos e ouvimos no dia a dia. Observa-se, através de relatos, que muitos idosos tem que morar com seus filhos, e estes, pelo temperamento e outros motivos são ásperos, rebeldes, sem paciência e intolerantes com seus velhinhos. 

Chamam-lhe  a atenção no esquecimento com corrigendas no vocabulário e muitas outras situações tristes que vivem dentro de casa, e esquecem da atenção e o carinho do qual necessitam, ocasionando a eles, a tristeza, a frustração, o isolamento e até a depressão. Escutamos, também, idosos doentes, desprezados pela família, jogados nas casas de repouso e quão poucos, recebem visitas.
Ser idoso, não significa o fim. 

A velhice não tem idade. O idoso tem lições valiosas em sua bagagem e vivência. Vamos conversar mais, ouvi-lo mais, passear mais, não importando de que maneira. Olhemos o nosso idoso com respeito e carinho, mas jamais com piedade. Ele, é o nosso retrato do amanhã! É, no convívio deste ser humano, que encontramos um elemento que não se costuma fazer pesar na balança. Esse elemento é a EDUCAÇÃO, não a educação intelectual, mas a educação moral. 

Amemos e respeitemos nossos idosos, pois foram eles que nos escoraram com o teto da experiência, dando-nos a base para sermos o que somos.

Aos queridos leitores, amigos e conhecidos deixo o meu carinho e um obrigada pela força que temos recebido. Até terça-feira com muita luz!

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-10-10 - Mortes coletivas, por quê?

MORTES COLETIVAS, POR QUÊ?

Recebemos de alguns leitores, sugestão para que enfocássemos a visão espírita, no que tange ao ocorrido em Minas Gerais, sobre a tragédia do incêndio da creche, no qual ocasionou no desencarne de muitas crianças.

Allan Kardec em “O Livro dos Espíritos”, na terceira parte que fala sobre a “ Lei de destruição”, após interrogação aos benfeitores da humanidade sobre o que pretende a divindade com estas mortes coletivas, com surpresa, eles disseram que era para fazer a sociedade progredir, além deste tipo de desencarnação, também aqueles que acontecem através de fenômenos naturais, e Kardec, também questiona que entre uma ocorrência a outra, muitos inocentes são vítimas de tais desastres, e os benfeitores respondem que tudo acontece através de códigos das leis soberanas, e neste caso, a “Lei de Causa e Efeito”, estabelece parâmetros dos resgates coletivos que já estão na programação evolutiva do ser humano. 

Na tragédia  ocorrida na creche, houve uma pré-programação da Divindade, já que todas aquelas vítimas estavam vinculadas entre si para que isso ocorresse. Todos somos surpreendidos e apavorados com tamanha insensatez, mas no plano espiritual o atendimento, também é coletivo, pois grande número de benfeitores se encarregam de fazer o atendimento, Todos são atendidos com médicos, enfermeiros e ambulâncias.

Nosso médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco, em certa ocasião foi indagado, para que explicasse o porquê de uma criança que morre de forma trágica nasce predestinada a morrer desta forma. 

Ele, responde: “Não há uma destinação para o fatalismo negativo. Uma criança que é vítima de situações deploráveis, pela imprudência ou perversidade, pela alucinação humana ou pelos fatores hoje existentes na Terra, não estava programada para morrer dessa forma, porque essa fatalidade anularia a lei do livre-arbítrio. Desencarnar é uma fatalidade, mas isso ocorrerá de maneira compatível com o mérito ou débito que traga de existências passadas. Se é um débito muito forte, as circunstâncias naturalmente se apresentarão dolorosas, lamentáveis e chocantes, se é de menor importância, a sua desencarnação será suave e sem traumas.” 

E Divaldo, acrescenta: Quando a criança chega ao mundo espiritual, ela é recebida carinhosamente. Espíritos generosos que lhe programaram a reencarnação recebem-na e na conduzem a verdadeiros educandários, por falta de uma outra palavra, que são colônias onde se vão desenvolvendo, como se estivessem na Terra.”

Depois desta consolação, o que precisamos fazer? Orar e orar por todas aquelas crianças, adultos, familiares ... A VIDA CONTINUA!

Aos queridos amigos e leitores, deixo o meu carinho, esperando que tenhamos respondido a sugestão. Até terça-feira.

PRESENÇA ESPÍRITA

Maria Loní Madrid

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-10-03 - Plantação e colheita


PLANTAÇÃO E COLHEITA

Muitas pessoas ficam impressionadas quando escutam que a plantação é facultativa, mas a colheita é obrigatória. Dizem até que é castigo divino. Deus não castiga ninguém, Ele, nos ama. ”O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles”. Essa é a Lei de Amor, a lei divina que deve reger nossa existência e está  escrita em nossa consciência. 

Nem todos a compreendem. Aqueles que a entendem melhor são os homens de bem, que procuram praticá-la e nossa inteligência nos permite distinguir o bem do mal. 

As Leis Divinas corrigem os nossos erros e excessos, sentimo-nos mal e adoecemos. Deus nos dá a justa medida do que necessitamos. A Lei de Deus é a mesma para todos. Se praticarmos o mal, não seremos poupados: plantamos o que desejamos, mas colheremos, inevitavelmente a mesma natureza daquilo que semeamos... 

Muitas vezes, plantamos hoje o que iremos colher em outra encarnação. Vamos receber o retorno dos nossos atos. Safra de amor ou de angústia e dor- depende apenas de nos mesmos, do nosso livre arbítrio.

Existem aqueles que padecem terríveis necessidades, como também há aqueles que, desejando provar a própria resignação diante de Deus, reencarnam em condições difíceis e nos dando exemplos de fé e perseverança. 

Todos aqueles que reencarnam recebem oportunidades de progresso, resgatando os males que cometeram. Temos ainda informações, através da mediunidade, que muitos espíritos pedem para virem nestas condições difíceis; uns paraplégicos, outros surdos, mudos, com total hidrocefalias, e no entanto, a vida está aí, ela continua... mas não estamos aqui para julgarmos ninguém. 

Todos terão oportunidades de progresso, na reencarnação e voltam, alguns, empreendendo a semeadura do bem, depois de atravessarem o terreno que cultivaram com as sementes da dor. Convivemos com pessoas amargas, que reclamam de tudo e de todos, que são ásperas, carrancudas e egoístas, que se dizem não precisar de ninguém., mas no futuro colherão estes frutos amargos que eles mesmos plantaram. 

Não cabe julgá-los, mas ampará-los com preces e vibrações, pedindo a Deus que os ilumine, para que possam arrepender-se, e quem sabe, modificar seu comportamento, ainda nesta encarnação. Pensemos melhor, mas não vamos ferir o nosso irmão com frases mal empregadas, como: Você está colhendo o que plantou! 

É muito triste ouvirmos desta maneira. Sejamos mais benevolentes com o irmão, usando um tom de voz mais doce, mais bondosa: “Tudo passa, querido irmão, mas não esqueças que a semeadura é facultativa mas a colheita é obrigatória!” E tenham certeza, o entendimento ficará no coração daquele que está ouvindo.

Nosso querido Chico Xavier, recomenda: ”Acendamos a luz, onde as trevas se adensem; articulemos tolerância, ao pé da agressividade; envolvamos as farpas da cólera em algodão de brandura; conduzamos a paz por fonte viva sobre a discórdia, toda vez que a discórdia se faça incêndio destruidor. Você pode!”

Aos queridos leitores, amigos e ouvintes, deixo o meu carinho, e até terça-feira. Muita paz!


PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-09-26 - Sem ansiedades

SEM ANSIEDADES

Todos nós somos levados pelo poder do pensamento e sabemos que temos forças para dominá-lo. Muitas vezes, encontramos irmãos nossos, muito ansiosos, agitados e na conversação, percebemos uma ansiosidade que nos chama a atenção. 

As pessoas “viajam”, construindo pensamentos que de positivo não viverão no futuro e se não dominarem estes pensamentos, eles é que irão dominar suas vidas. Quando as pessoas projetam sonhos, até ficam obsecados para que tudo aconteça rapidamente e esquecem, que muitas vezes, estão muito desocupados, e por isso a ansiedade de uma vida perfeita no futuro e depois, que percebem que foram somente lindos sonhos, sentem a agulha da decepção. 

Sim, este é o nome que damos para os delírios da nossa mente que imagina e espera perfeição em tudo e em todos.  Muitas das nossas enfermidades são decepções disfarçadas. Não existe vida perfeita no futuro. A vida é cheia de contrastes. 

Não saberíamos o que é alegria sem a experiência da tristeza, e nem conheceríamos a saúde sem passar pela doença. Os problemas estão no caminho de todos nós. Não há quem atravesse a vida sem enfrentar obstáculos, perdas e aflições, mas o que vai fazer a diferença é a maneira de encarar os problemas.

Um olhar espiritual nos diz que as dificuldades são exercícios destinados ao nosso crescimento interior. Pensamentos negativos atraem doenças, violência, tristeza e desalento, por isso, o melhor trabalho espiritual que podemos realizar em nosso benefício é limpar o nosso coração dos sentimentos negativos que possam nos afastar das bênçãos divinas. 

De nada adiantará a reclamação de que Deus não nos enxerga, se não estivermos fazendo nada para que isto aconteça. Esta ansiosidade, esta revolta que as pessoas sentem mostram que elas não estão sintonizadas na frequência onde Deus se mostra a cada um dos seus filhos. Precisamos verificar se não estamos de coração fechado, pois se assim estivermos, a mudança tão esperada não entrará em portas fechadas.

Todas as dificuldades são um chamamento para o amor. Quando o amor, em forma de atitudes, entra em ação, a escuridão desparece e a compreensão, a paciência, a confiança, a esperança e a fé brilham, nos mostrando que só fracassamos quando perdemos a vontade de lutar; quando deixamos os pensamentos negativos nos ligar. 

Desliguemos destes pensamentos e liguemos para os pensamentos elevados, buscando, indo atrás, fazendo, correndo sem perdermos tempo com ansiedades vazias e de esperas passivas. Lembremos que o socorro de Deus vem quando o homem começa a socorrer a si mesmo. ORAÇÃO E VONTADE DE MUDAR.

Aos queridos leitores e amigos  deixo o meu carinho e até terça-feira.


PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-09-19 - Fujamos das queixas!


FUJAMOS DAS QUEIXAS!

Você costuma reclamar de tudo e de todos? Se olhares para os lados verás que, muitas vezes, as pessoas sairão de perto de ti. Isso, ocorre, tendo em vista a  energia pesada e negativa que está por perto, e o resultado será sempre o mesmo: a fuga do ambiente. Assim é a vida  daquelas pessoas que passam só se queixando.

A queixa é um vício perigoso que deve ser combatido seriamente, é como se fosse uma droga que no vício prepara o terreno para cair na depressão. A pessoa que vive a se queixar produz desalento, estagnação, reduz a energia física e também a espiritual, o que nos faz aproximar do contato com espíritos infelizes e a porta já está aberta para os obsessores. 

Evitemos permanecer na faixa da queixa e se formos impelidos a reclamar de algo, procuremos fazer silêncio. Este é um exercício que deve ser praticado por estas pessoas que seguem impulsos impensados, o que mais tarde chegará ao arrependimento.

Troquemos a queixa pela gratidão. Vamos agradecer mais pelo que temos e pelo o que somos. A vida responderá com prosperidade, com saúde e com amor. Dificilmente uma pessoa queixosa será uma pessoa feliz. Ela só será feliz se aprender a lidar consigo mesmo. Sabemos que cada espírito é uma individualidade própria, diferente dos demais, nem melhor nem pior, simplesmente diferente. A pessoa precisa descobrir e perceber que ela pode e deve mudar para melhor.  

A pessoa tem que querer mudar o seu comportamento. Como? Ir em busca de ajuda, conversando com o parente, pai, mãe, irmão... e até psicóloga, se for o caso, e principalmente, buscar ajuda na sua religião.

Qualquer tentativa de reforma íntima que leve o indivíduo a buscar ajuda, vai gerar transformações eficazes. A insegurança, a raiva, a mágoa ficarão num passado e o presente trará sentimentos de paz, equilíbrio, onde o pensamento elevado fortalecerá o físico e o espiritual daquele ser, que até então, achava-se num terreno amargo, mas que com fé em Deus, vencerá este momento pelo qual está passando.

Tudo é possível quando, realmente tivermos força de vontade para sermos melhores!

Para refletir: Se te propõe a vencer, nas lições que a vida te apresenta, deixa que a compreensão te apoie os raciocínios e ama sempre. Hábitos se alteram, sentimentos se transformam. ( Chico Xavier)

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho e até terça-feira.

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-09-12 - Quando damos amor nos curamos dos males

QUANDO DAMOS AMOR NOS CURAMOS DOS MALES

No dia a dia encontramos pessoas que nos interpelam, nos fortalecendo pelos escritos deste espaço, e sempre, com muita humildade, agradecemos e aceitamos sugestões, e entre estes queridos leitores, um chamou-nos a atenção. 

Dizia-nos estar muito triste, com mágoas, pois percebia que não estava conseguindo repassar um sentimento muito grande do seu ser: o amor ao outro.

Sabemos que o amor é o mais sublime sentimento do mundo e também é a energia mais poderosa. Oferecer amor às pessoas é uma forma de fortalecermos a nossa  auto-estima, pois quem recebe somos nós. Jesus diz que amar é um fazer. 

Façamos ao nosso próximo o que gostaríamos que fizessem conosco. As pessoas todas, tem problemas, tristezas, aflições, doenças, o que muitas vezes lhes levam ao desânimo de viver. Sejamos uma pessoa que retribui com gestos concretos de amor, pois estes gestos podem ter mudanças maiores do que as cobranças. 

Sabemos que não é fácil amar as pessoas, tanto as que conhecemos como as que mal conhecemos, porque primeiramente o que aparece mais são as críticas do visual, do modo de falar, da divergência de opinião, etc... Que tal nos colocarmos no lugar da pessoa? Será que também não temos defeitos? Somos críticos demais e estamos sempre corrigindo suas falas.

Se as pessoas se queixam que não são amadas é porque algo está a desejar, como: o respeito, a cara amarrada, rebates com hostilidade, enfim, situações que podem ser mudadas, basta que tenhamos força da boa vontade.

A receita é muito simples. Tratarmos com gentilezas, procurando sermos agradáveis, sempre com um sorriso de simpatia, uma conversa alegre, uma palavra de apoio, de ânimo e coragem a quem esteja precisando. Abrirmos o coração para a confiança e entendimento. 

A pessoa que expande paz, fé em Deus, ela está bem, feliz, animada e se está feliz faz o outro, também ficar feliz. Deixemos as mazelas de lado e vamos saudar a vida, a família, o cônjuge e brindarmos estes momentos felizes, pois eles passam rápidos e talvez não tenhamos novas oportunidades

Todos somos necessitados de amor. “O amor que damos aos outros é o amor que voltará correndo para  nós”.

PARA REFLETIR: E se alguma provação te acolhe com tanta força que não consigas evitar as próprias lágrimas, mesmo chorando, confia em DEUS, na certeza   de que DEUS, amanhã, nos concederá outro dia.( Chico Xavier)
Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho e até terça-feira com muito amor!

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-09-05 - Cinco Minutos de Espiritismo

CINCO MINUTOS DE ESPIRITISMO

Hoje vamos contar uma linda história verídica. Foi no dia seis de setembro de 1999, que iniciamos, na rádio Sepé Tiaraju AM 540, um programa diferente. Sim, diferente porque até então nenhuma emissora de rádio proporcionava um programa espírita. E quando lá chegávamos para o contrato, os diretores nos perguntavam: “Só cinco minutos, porque não dez, quinze?” “Não, cinco minutos, não mais que isso”. 

E com objetivos bem claros de esclarecer o que é a Doutrina Espírita, de chegarmos até o ouvinte com uma mensagem confortadora e de muita esperança de dias melhores, e lá estávamos nós e seu Althair Febras, sendo que hoje, contamos com a nossa irmã Roseana Azevedo.

Temos alcançado tantos momentos maravilhosos, registrados em nosso arquivo pessoal, e com uma mesma característica de abertura, do filme “GHOST, do outro lado da vida”, estamos no ar há 18 anos, levando ao ouvinte uma mensagem de fé, otimismo e esperança, sempre calcados na codificação de Allan Kardec. Nesses longos anos  conquistamos ouvintes que se tornaram amigos cativos. 

Várias pessoas nos interpelam nas ruas, bancos, mercados... nos reconhecendo pela nossa fala, nos informando que não perdem um só programa e que ao colocarem a água para fluidificar alcançam alívio para as suas aflições, outros, até gravam.

Pessoas acamadas em residências e até em hospitais também sintonizam. Há pessoas que nos ligam dizendo que as informações responderam às suas dúvidas e que a mensagem lida tocou-lhe o coração e que depois daquele momento os sentimentos de desânimo, tristeza e aflição foi aliviado.

Recebemos cartas, telefonemas, e-mails de toda a região, inclusive da costa Argentina, onde o programa é muito ouvido. Nestes 18 anos de programa, toda segunda-feira às 11h 55min, muitos momentos maravilhosos presenciamos dentro do estúdio, quando entramos no ar. 

A espiritualidade se faz presente. Recebemos muitas visitas de conhecidos, desconhecidos e amigos desencarnados, que por ética, não vamos declinar os nomes, mas que para nós, naquele momento é de muita emoção. Somos agradecidos a Deus e a direção da emissora, que sempre nos apoiou, pela divulgação do Espiritismo, proporcionando à comunidade estes minutos de infinita reflexão.

Hoje, com muita humildade, sinto-me feliz. 

Feliz por compartilhar o meu entusiasmo e o meu otimismo na divulgação do Ideal Espírita, nesta emissora, e digo mais, alguns programas estão gravados em CD para o arquivo do Lar Espírita André Luiz, e tenham a certeza: Nós passaremos mas a nossa voz permanecerá, sempre com muito entusiasmo, seriedade, racionalidade, fé, e esperança na caminhada do BEM.

Aos queridos ouvintes, amigos e leitores, muito obrigada pelas palavras carinhosas que tenho recebido. Deixo uma mensagem: “Não ajunteis tesouros na Terra, onde a ferrugem e os vermes os corroem, onde os ladrões os desenterram e roubam; mas formai tesouros no céu, onde nem a ferrugem, nem os vermes os corroem; porque onde está o vosso tesouro, aí também está o vosso coração.” Até terça-feira.

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-08-29 - Disciplina e força de vontade


DISCIPLINA E FORÇA DE VONTADE

Há pessoas que passam a vida toda criticando a tudo e a todos, responsabilizando-os por todo o mal que lhes acontece. A crítica destrutiva já está dizendo o seu significado. Não podemos colocar a culpa nos outros pelos nossos problemas e dificuldades. 

As pessoas que só enxergam o mal acabam se fixando nesta mazela, que até chegam cair em armadilhas criadas por elas mesmas.

Seguidamente ouvimos, irmãos nossos, revoltados com tudo que os cercam. Acham que o mundo está no fim, haja visto, o desencanto que muitos sentem na pela por toda esta situação que o País está passando. 

Sabemos que estamos numa trajetória aonde deveremos refazer lições não aprendidas, pois se as adversidades que encontramos  mostram que as lições que nos foram passadas, ainda não foram assimiladas. Nossos amigos espirituais ensinam que, para superarmos os defeitos mais enraizados em nosso espírito, precisamos, sobretudo, fortalecer nossa força de vontade.

Não podemos nos perturbar com dificuldades, espinhos e tempestades, que porventura encontremos no caminho, pois esses impasses são provas que, se enfrentadas com fé em Deus, contribuirão para a nossa evolução. 

Quantas vezes temos a sensação que as coisas não andam? Isso acontece porque o processo é lento e árduo e que requer disciplina, perseverança e muita força de vontade. Confiemos em JESUS que sempre estará à nossa frente e que sempre, ELE, está lá, a nos esperar com seus braços abertos!

Reflitamos com nosso querido, Chico Xavier: “ Quem mais sofre no mundo é quem tem mais tempo para si mesmo. Quando o sofrimento alheio nos incomodar, o nosso não nos incomoda tanto.”

Aos queridos leitores, amigos e irmãos de fé, deixo o meu carinho e até terça-feira.

PRESENÇA ESPÍRITA
Maria Loní Madrid

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-08-22 - Nossas crianças especiais

NOSSAS CRIANÇAS ESPECIAIS

Novamente vamos abordar um assunto que jamais deixaremos de louvar. Nossa querida professora, Janira Mânica, grande lutadora, fundadora e defensora da nossa APAE, faz um chamamento através da imprensa sobre a semana nacional da pessoa com deficiência, além de uma grande e diversificadas ações relativas aos alunos.

Sabemos que a inclusão destas crianças em classes que chamam de “normais”, precisam e dependem de necessidades especiais individuais. 

Neste momento as TVs estão fazendo chamamentos para “Criança Esperança”, nada contra, mas então perguntamos: Por que não darmos esse olhar às nossas crianças da APAE de Santo Ângelo?

Ali está aquele majestoso lugar, construído com a ajuda da nossa comunidade e benfeitores anônimos, com professores especializados, salas apropriadas e com uma estrutura toda própria para as nossas crianças especiais.

Abordamos o assunto, visto que também tivemos um irmão, na família, que desencarnou com 47 anos. Nasceu hidrocefálico (crânio grande), nunca andou e nunca falou, isto é, falava e entendia pelos olhos. 

Viveu cercado de amor, carinho e atendimento médico (abro um parêntese para declinar o  nome do querido médico Dr. Pedro Paulo Moro), que muita dedicação deu ao meu irmão, bem como para toda a família. Sentimos todas as dificuldades da época, já que precisava de cuidados especiais em casa. 

E como temos um vasto relacionamento, também ouvimos muitos lamentos de mães inconformadas, de pais que abandonaram a sua família por terem um filho(a) especial, deixando a mercê de mães que não medem esforços para os cuidados.

Certa vez, nosso querido Chico Xavier foi questionado sobre estas crianças e perguntaram a ele: Chico, dentro da evolução espiritualista, que fazem elas sobre a face da terra, além de sofrer e de inspirar piedade aos que as cercam, aos que as abrigam, aos que asilam, aos que as protegem e aos que as mantém? “... muitas vezes a idiotia não é senão o processo de internação que solicitamos, por nós mesmos, para que venhamos a entrar num período de autotratamento intensivo.

Estas crianças que muitos chamam de retardadas sentem e ouvem, registram e sabem de que modo estão sendo tratadas; elas vêm somente com aqueles que são capazes de amá-la e ajudá-la a passar aquele transe temporário”. 

O que dizer a estas queridas mães? Esqueçam os momentos tristes e de abandono. Vocês é que são ESPECIAIS. Tenham fé em Deus e nos atendentes desta Instituição que tudo se tornará mais fácil e nunca esqueçam: “A maternidade é um privilégio que Deus concedeu à mulher, mas os filhos especiais são confiados tão somente  às grandes mulheres que  têm capacidade de amar até o infinito.(Chico Xavier).

Aos queridos leitores, amigos de fé, deixo o meu carinho e até terça-feira.


PRESENÇA ESPÍRITA
Texto: Maria Loní Madrid

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-08-15 - Somos responsáveis pelos nossos atos?

SOMOS RESPONSÁVEIS PELOS NOSSOS ATOS?

Na semana que passou recebemos um E-mail de um leitor que nos solicita uma abordagem a respeito da tatuagem, pois o mesmo, faz esta prática e tem curiosidades sobre o assunto, já que alguns conhecidos teceram críticas muito pesadas, deixando-lhe apreensivo, e como ele é um leitor desta coluna, solicitou-nos que déssemos alguma explicação na visão da Doutrina Espírita.

Ele quer saber se, quando desencarnarmos a tatuagem causará algum prejuízo ao períspirito ou se quando reencarnarmos poderemos nascer com problemas de pele.

Sabemos que vivemos em estágios neste plano. Se tatuarmos o corpo físico nada de mal vai acontecer, pois na realidade, marcamos negativamente nosso espírito com nossos atos e pensamentos.

Boas ações, nos trazem harmonia; atitudes maldosas nos fazem mal, causando doenças e desiquilíbrios espirituais. São as nossas atitudes diante da vida e do próximo que vão nortear o nosso espírito. 

A nossa vida terrena deve servir para o nosso aperfeiçoamento moral. O que realmente devemos melhorar é vencermos o egoísmo que é uma chaga que atinge a todos, e para tal porque não seguirmos o exemplo do Mestre Jesus que é todo amor e caridade.

Depois da morte do corpo físico, vamos retornar ao mundo dos espíritos, não perderemos nossa individualidade, nem a aparência que tivemos na última encarnação que deixamos para trás, doce ou amarga, de acordo com os nossos atos. 

A vida do corpo físico é transitória, mas a do espírito é eterna. A tatuagem é apenas uma marca passageira que deixamos no corpo físico, mas que aponta alguma coisa sobre a personalidade da pessoa. 

A pessoa que se submete a este modismo deve refletir bem antes desta intervenção, pois como dissemos, trata-se de um modismo e tudo passa e pode-se chegar ao arrependimento.

Portanto, somos donos do nosso aparelho e dele temos obrigação de cuidá-lo com carinho e respeito.

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu abraço fraterno e até terça-feira.


PRESENÇA ESPÍRITA
Texto: Maria  Loní Madrid

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-08-08 - Quando o abandono chega

QUANDO O ABANDONO CHEGA

Esta semana conversamos com uma jovem mãe, quinze anos, muito alegre, grávida de oito meses. Muito feliz estava ela, pois estará a esperar gêmeas, Sua tia, que a acompanhava, estava desesperada, pois o enxoval era pouco. Então perguntamos à jovem mamãe: E o pai está te ajudando? O pai, disse ela: desapareceu. E o que dizer a esta jovem mãe?

Diante dos obstáculos de nosso caminho, não podemos paralisar nossa vida em atitudes de revolta e inconformismo. Muitas pessoas a enxergam como punição, falta de sorte ou se queixam de que Deus as esqueceu. Sendo, Deus o nosso Pai, Ele sempre estará a nosso favor e jamais irá abandonar, nós, pais humanos que nunca iremos negar aos nossos filhos a proteção necessária. Sabemos que muitas vezes porta são fechadas para nós, mas é sinal de que existe outra porta que certamente se abrirá.

É importante lembrar que a nossa evolução é feita através das experiências do erro e do acerto. O erro nos mostra que através dele seremos capazes de encontrar o caminho certo, mas para que isso aconteça devemos ter muita humildade. Não podemos viver eternamente nas prisões das culpas. Ela não nos leva a nada. 

Todos temos o direito de errar mas também devemos nos esforçar para entendermos aquele momento, que já é passado. Vivamos o presente, sentindo que Deus está nos olhando sem qualquer gesto de censura. O perdão é o amor em forma de compreensão.

Quanto ao abandono deste pai em relação às filhas, deixemos que a plantação flua e que a colheita possa mostrar-lhe rendimentos futuros. Somos imensamente carentes de afeto, e por isso, todos nós precisamos dar e receber amor, não esquecendo jamais de, o que fizermos motivados pelo amor, pelo coração, retornará multiplicado. 

O Pai jamais abandona qualquer um de seus filhos, e hoje, esta jovem mãe que se acha entristecida, infeliz e abandonada, que não perca a esperança. O que hoje, nos esmaga e nos parece calamidade insuportável, vai se dissipar, com certeza!

Com muita fé, todas as dores e lágrimas passarão e veremos, logo ali adiante, luzes a iluminar nosso caminho, porque a ajuda sempre virá!

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho e até terça-feira.


PRESENÇA ESPÍRITA
Texto: Maria Loní Madrid

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

PRESENÇA ESPÍRITA 2017-08-01 - Não vamos desistir!

NÃO VAMOS DESISTIR!

Todos nós, encarnados, estaremos sempre às voltas com dificuldades e lutas. As lamentações debilitam nossas forças, mas são necessárias para superarmos as dificuldades. Muitas vezes as pessoas acham que não vale a pena a mudança de atitude mental porque enxergam somente vibrações negativas, as dores físicas são enormes, a medicação muito cara e tudo parece tender para o caos.

Situações difíceis existem para todos, e nem sempre a nossa provação será para sempre. O importante é mantermos uma atitude mental positiva. Temos que reverter as vibrações. Se acreditarmos em nossa força interior, com fé em Deus, nosso Pai, jamais seremos abandonados.

O apóstolo Paulo postulou:” Tudo podemos naquele que nos conforta, tudo podemos naquele que nos fortalece”. Não vamos desvanecer diante das provações. Devemos confiar mais na força Divina.

Dores e sofrimentos devem ser aceitos com resignação e devemos encarar o momento de provas como passageiras, pedindo ao Pai, forças para suportá-las. Sabemos que, quando o sofrimento, a dor, a provação bate à nossa porta, o que chega primeiro é a revolta e o desespero, mas aos poucos vamos entendendo que a resignação e a paciência devem chegar ao nosso coração, porque assim como chegaram, um dia também partirão.

Não vamos desvanecer diante de todos estes momentos de desespero. Vamos procurar vivenciar mais os ensinamentos do Evangelho de Jesus, procurando entender que a maioria das vezes, estas provas foram escolhidas por nós mesmos. Afinal, quem não sofre neste mundo? Ricos, pobres, doentes e saudáveis, carregam angústias e temores. Ainda somos carentes de misericórdia, porque ainda vivemos em processo evolutivo. 

Nossos erros e fraquezas nos mostram o quanto ainda precisamos evoluir, mas nem por isso vamos achar que o Pai nos abandonou. Se tivermos fé, com Jesus, todas as dores e lágrimas passarão. Não desanimemos e não desistamos!

Chico Xavier nos conforta com esta mensagem: “ Caíste, provavelmente, algumas vezes e outras tantas te reerguestes, à custa de lágrimas, entretanto, por maior seja a carga de provações e problemas que te pesam nos ombros, ergue a fronte e caminhe para a frente, trabalhando e servindo, amando e auxiliando, mas nunca te afastes da presença de Deus”.

Aos queridos leitores e amigos, deixo o meu carinho e até terça-feira.


PRESENÇA ESPÍRITA
Texto: Maria Loní Madrid

Postagens recentes